segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A UNHA CAIU? SAIBA O QUE FAZER PARA RECUPERÁ-LA DE MANEIRA SAUDÁVEL...

FONTE: Redação/RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Assistir ao lento processo da queda de uma unha é, além de doloroso, um momento que traz muitas dúvidas. Devo higienizar o local de uma forma específica? É preciso usar um curativo no local ou é melhor deixar aberto? Unhas postiças prejudicam o crescimento da nova unha?

Segundo a Dra. Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queda de uma unha normalmente está relacionada a um trauma, que pode ser uma pancada aguda, com dor e formação de hematoma ou pode ser mais leve, porém contínuo, com um mínimo de inflamação, como por exemplo o uso de sapatos apertados e contato com substâncias irritantes (produtos químicos, água e sabão).

A especialista destaca que o problema também pode acontecer por uma infecção bacteriana aguda, com inchaço do dedo e formação de pus ou uma infecção mais arrastada, causada por fungos. 

Há ainda causas mais raras, como o uso de alguns medicamentos e após doenças muito graves, com internação e necessidade de tratamentos intensivos. Nesse último caso isso ocorre porque a formação de unha pelo organismo não é uma prioridade: há uma parada na fabricação com posterior retomada. Isso deixa a adesão da unha mais frouxa e ela pode cair. Isso também pode ocorrer espontaneamente, sem nenhuma causa aparente. 

Confira algumas dicas úteis em caso de queda da unha:
O que fazer quando a unha começar a cair?
De acordo com a Dra. Gabbi, deve-se cortar a parte solta, e tentar manter o que ainda está aderido, pois funciona como uma espécie de curativo. Nunca tentar arrancar uma unha sozinho: isso pode levar a deformidades futuras. 

Como higienizar o local após a queda da unha? Preciso usar curativo?
A região deve ser tratada com antissépticos em forma de sabonete e, caso haja sangramento, infecção ou hematoma, é importante usar um curativo e procurar o médico dermatologista para examinar o local. A Dra. Tatiana Gabbi alerta para a necessidade de um especialista verificar se uma limpeza cirúrgica será necessária.

Posso usar unhas postiças?
Dependendo do motivo da queda da unha, essa pode ser uma opção e até mesmo uma recomendação. Mas, em alguns casos isso pode ser contra-indicado. "Depende da unha afetada e da causa da queda. Unhas dos pés, em geral, podem encravar se ficarem expostas sem uma placa que guie o crescimento da nova unha. Já nas unhas infeccionadas não se deve usar postiças", explica a assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que deve ser feito para a unha crescer com saúde?
Além da higiene e cuidados locais adequados, sem traumatizar a região, a Dra. Tatiana Gabbi diz que vitaminas e suplementos costumam ser indicados em alguns casos.

Há possibilidade da unha não crescer mais? A recuperação total demora quanto tempo?

A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente. Já na unhas dos pés, esse tempo tende a ser de quatro a cinco vezes maior.

Enquanto a unha não cresce...
Segundo Conceição Pimentel, consultora técnica de rede de franquias especializada no cuidado com as unhas, uma solução disponível é a técnica de reconstrução feita com resina acrílica. 

A especialista explica que esta resina pode ser em pó acrílico, líquido ou em gel, e são chamadas unhas de porcelana ou unhas de gel. O produto é feito a partir de resina acrílica dentária que adere perfeitamente na camada superficial da queratina das unhas naturais. 

"Para que tenha aderência é preciso que ao menos uma pontinha da queratina, ainda exista, pois o produto não fixa em pele. Ao fixar na lâmina ungueal, o produto se move junto com o crescimento da unha  direcionando e fazendo o formato dessa unha que estava com dificuldade de crescimento natural. As técnicas de aplicação, tem por objetivo final, deixar as unhas artificiais parecidas com as unhas naturais saudáveis. Mas é preciso procurar um profissional capacitado e especializado nestas técnicas para obter um resultado satisfatório", alerta Conceição.

Quanto tempo posso ficar com uma unha postiça antes de trocá-la?
Para realizar o conserto da unha danificada é preciso haver um acompanhamento do seu dermatologista ou podólogo, que junto ao profissional, irá identificar os resultados. O tempo mínimo de permanência de unhas artificiais sobre as naturais é de 3 meses,  período este que a unha natural se renova por completo. Após este período, é indicado remover o produto de cima das unhas, deixar que as mesmas recebam ar, luz do sol e vitaminas. Mas é de grande importância realizar as manutenções periódicas de 15 em 15 dias, para evitar as infiltrações causadas pelo levantamento do acrílico de cima da unha.

Como é a aplicação e manutenção de unhas postiças nos pés?

Nos pés, é realizado a preparação das unhas,  assim como nas  mãos, com produtos higienizantes, para que nas unhas extremamente limpas e desidratadas para receber os produtos de recuperação. Nas unhas dos pés, aplicamos o produto fazendo a base da lâmina ungueal, reconstruindo um corpo de unha  artificial, deixando o formato quadrado, com cantos arredondados. A manutenção é feita após quinze dias de aplicação, quando o crescimento da unha natural afasta o produto das proximidades da cutícula e é preciso nivelar o degrau que surge e reaplicar produtos nesse espaço da unha que cresceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário