segunda-feira, 22 de agosto de 2016

COMO LIDAR COM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA?...

FONTE:, TRIBUNA DA BAHIA.


Nesta fase, o organismo das meninas ainda passa por mudanças e sua estrutura ainda está em desenvolvimento.


A gravidez pode ser um período de delicada atenção, mãe e criança iniciam uma nova fase da vida, em que todo o cuidado necessário deve ser tomado para manter a saúde e integridade de ambos. 
Quando a gravidez ocorre na adolescência, a atenção deve ser ainda maior, já que, segundo os especialistas, toda gravidez ocorrida precocemente, até os 21 anos de idade, é considerada de risco.
As possíveis complicações associadas à gravidez na adolescência se dão principalmente por causa da necessidade do corpo de se adaptar a uma transformação antecipada. Nesta fase, o organismo das meninas ainda passa por mudanças e sua estrutura ainda está em desenvolvimento. 
A gravidez na adolescência acelera esse processo, fazendo com que esse desenvolvimento seja abreviado. Essa situação traz riscos físicos, podendo gerar um bebê com baixo peso, ou ainda com a anemia profunda, carência de ferro e pressão alta. Antes mesmo do nascimento, o momento do parto pode gerar complicações, visto que a própria estrutura óssea da mãe adolescente ainda está em desenvolvimento 
Além das questões físicas, outro fator importante é o impacto na vida social e psicológico da adolescente. Com a gravidez, a responsabilidade pela vida do bebê é uma pressão e preocupação adultas, que passam a fazer parte em um momento em que a adolescente não estava preparada. No âmbito social, a gestação e o nascimento da criança afetam diretamente sua rotina de estudos e deveres.
Para prevenir uma gravidez indesejada, a adolescente deve ter acesso a informações sobre métodos contraceptivos e funcionamento do seu organismo. Nos dias atuais, o método mais eficaz continua sendo o uso do preservativo feminino ou masculino, pois, além de evitar uma gravidez precoce, evita a transmissão de DSTs.

Em caso de suspeita de gravidez é indicado que a adolescente procure um posto de saúde e receba as orientações adequadas para fazer um teste de gravidez e tirar suas dúvidas. As suspeitas podem ocorrer se houver uma relação sexual desprotegida e atraso na menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário