sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HOMENS TAMBÉM DIMINUEM FERTILIDADE COM A IDADE; SAIBA MAIS...

FONTE:, (www.msn.com).



Após a menopausa, as mulheres perdem a capacidade de ter filhos. Mas o tempo não é um inimigo somente da infertilidade feminina e a masculina também sofre consequências com tic tac do relógio. Especialistas revelaram ao UOL algumas curiosidades e fatos, além de desvendar alguns mitos, a respeito da fertilidade masculina. 

Confira:

1. Com a idade, os homens ficam menos férteis?
O homem envelhece como um todo e os testículos não ficam para trás. "O envelhecimento testicular leva à formação de um número menor de espermatozoides", revela o urologista Alex Meller, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Contudo, diferentemente da mulher, um homem em idade avançada pode engravidar a parceira. O sexo feminino nasce com a quantidade exata de óvulos que vai utilizar ao longo da vida; já o homem produz espermatozóides até morrer, ainda que haja queda na quantidade.

2. Bebês de homens mais velhos podem nascer com alterações nos genes?
Meller diz que sim. A partis dos 40 anos, o DNA contido nos espermatozóides sofre um processo denominado fragmentação. Neste processo pode ocorrer perda de trechos do código genético, que podem levar a uma má formação fetal.

3. Qual a idade no qual a fertilidade masculina começa a cair?
Após os 40 anos, começa a acontecer a queda mais significativa na qualidade do sêmen.

4. Que outros fatores interferem na fertilidade masculina?
Dieta desequilibrada, obesidade, cigarro, álcool em excesso e uso de drogas e de medicamentos controlados são os principais fatores que podem interferir na fertilidade masculina. "Todos esses hábitos levam à produção de radicais livres, que se acumulam nos nossos tecidos e prejudicam a regeneração celular. Esse acúmulo piora a geração dos espermatozoides", explica Alex Meller.

Outra dica dada pelos especialistas a de que os homens devem evitar roupas quentes e a exposição por um longo tempo a temperaturas elevadas, uma vez que a temperatura ideal para os testículos é de 36 ºC.

5. Após reverter uma vasectomia o homem continua fértil?
A probabilidade de que a fertilidade fique comprometida após a reversão da vasectomia é alta, conforme o urologista Pedro Rozolen, médico do Hospital São Luiz Morumbi, em São Paulo: "Ao fazer a reversão da vasectomia, há a probabilidade de que os espermatozoides não funcionem como antes", afirma. Neste caso, a idade da parceira vai contar muito para a fertilidade do casal.

6. É possível congelar o sêmen?

Sim e a idade ideal para que isso seja feito é até os 40 anos. O congelamento é indicado para aqueles que desejam adiar a paternidade, vão passar por tratamentos fortes como a quimioterapia, vão fazer vasectomia ou ainda cirurgias que podem comprometer a reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário