quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TOCADOR DE GAITA DE FOLES MORRE POR NÃO LIMPAR REGULARMENTE O INSTRUMENTO...

FONTE: AFP, TRIBUNA DA BAHIA.

O homem morreu depois de ter tocado por anos sua gaita de foles sem limpá-la regularmente, o que provocou o aparecimento de fungos no instrumento.
Um homem de 61 anos morreu no Reino Unido depois de ter tocado por anos sua gaita de foles sem limpá-la regularmente, o que provocou o aparecimento de fungos no instrumento, que o o vitimaram, informou uma publicação científica.
O músico, que tocava gaita assiduamente, sofria de tosse seca e se engasgava, segundo explicou o estudo do jornal médico Thorax.
Sua saúde só melhorou quando ficou três meses na Austrália sem seu instrumento, período que os médicos aproveitaram para examinar a gaita de fole.
As análises demonstraram que havia vários tipos de fungos em várias partes do instrumento. Apesar de continuar com o tratamento, o músico acabou morrendo em 2014, e a necropsia revelou importantes lesões pulmonares.
Este é o primeiro caso de pneumonia causada por inalação de fungos, segundo o estudo.
"É importante que os músicos que tocam instrumentos de sopro os limpem regularmente", destaca o estudo, sugerindo "uma boa limpeza com algodão depois de cada utilização".

"Isso evita que a umidade se instale", explica Andrew Bova, do Centro Nacional de Gaitas de Glasgow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário