terça-feira, 27 de setembro de 2016

6 DICAS NA HORA DE COMPRAR ERVAS MEDICINAIS...

FONTE: Redação, (www.msn.com).


De nada adianta conhecer todas as propriedades da planta se você não prestar atenção na procedência do que está levando para casa. Além de checar bem os dados da embalagem, é bom ficar de olho no menor sinal de mofo.

E, diferentemente do que você pode imaginar, se as folhas estiverem roídas por insetos, isso é até um indício positivo: se o bicho mordeu, significa que pode ser consumida. Apenas despreze - é claro - a parte danificada. 

Seis dicas para comprar direito:

  1. Adquira a erva medicinal em lojas idôneas de fitoterápicos e produtos naturais. Nas feiras livres, normalmente as folhas não vêm em embalagens com dados de procedência. Sem contar que ficam expostas à luz e ao calor, fatores capazes de diminuir e até mesmo acabar com os princípios ativos.
  2. Sempre procure pelo nome científico - o nome popular varia de região para região e, daí, você pode se confundir. Lembre-se de que, para piorar, muitas plantas têm nomes populares bem parecidos e são espécies completamente diferentes. Portanto, vale repetir, aposte sempre no nome científico.
  3. O ideal é que as partes sejam vendidas separadamente. Um saquinho cheio de galhos e folhas misturados, por exemplo, pode ser um péssimo negócio se você só quer as folhas.
  4. Ervas muito moídas podem camuflar outros elementos, como pedriscos e sujeiras, em geral. Desse jeito, você leva gato por lebre.
  5. As embalagens devem indicar peso, prazo de validade e procedência.
  6. Ervas frescas podem ser encontradas em mudas e maços. No caso, devem ser mantidas na geladeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário