sexta-feira, 23 de setembro de 2016

PESQUISA MOSTRA QUE SEXO É MAIS VALORIZADO PELOS HOMENS DO QUE PELAS MULHERES...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).


Assunto foi discutido em palestra que aconteceu em Salvador.
O sexo é considerado um dos pilares da qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema foi abordado pela média psiquiatra e pesquisadora Carmita Abdo durante segunda edição do Ciclo de Palestras Holiste, nesta quarta-feira (21), em Salvador. O evento lotou o auditório do São Salvador Hotéis e Convenções, no Stiep. Antes, a psiquiatra Fabiana Nery falou sobre o tema "Sofrer por amor: qual o limite?".

Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Carmita Abdo apresentou alguns dados da pesquisa realizada recentemente pelo Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O estudo traçou um panorama das práticas e dos tabus dos relacionamentos sexuais no país e os impactos destes nas relações interpessoais, afetivas e sociais. Um dos itens da pesquisa, que entrevistou três mil homens e mulheres em sete capitais brasileiras, com idade média de 35 anos, foi o questionamento do que é qualidade de vida. Para os homens, em primeiro lugar está se alimentar, seguido de tempo para conviver com a família e em terceiro lugar está a prática do sexo, na frente de dormir bem, trabalhar no que se gosta e cuidados com a saúde. Já para as mulheres, o sexo vem em 8º lugar, perdendo na preferência feminina somente para a prática de exercícios físicos e sair de férias em família.

Carmita explicou que as mulheres foram condicionadas a manterem distância mental dos seus corpos, um traço cultural que é transmitido através das gerações. “Para a gente mudar isso, teremos de viver novos tempos e novas influências, para que as mulheres passem a ter um contato melhor com seus corpos. A mulher precisa se apropriar do seu corpo e também entrar em contato com as sensações físicas na mesma medida que os homens entram”, aconselha a especialista.

Carmita Abdo fez, ainda, um paralelo entre a sexualidade desde as eras anteriores à escrita até os dias atuais. “Hoje a gente já sabe que, tanto homens e mulheres, quanto mais intelectualmente desenvolvidos e bem inseridos sócio culturalmente, melhor é o sexo que eles fazem”, afirma a especialista que se dedica a estudar o assunto há mais de 40 anos.


O Ciclo de Palestras Holiste foi aberto no mês de julho com as presenças do filósofo Luiz Felipe Pondé, que falou sobre “Os desafios da Mudança” e do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clinico da Holiste, com o tema “Psiquiatria para Além da Medicina”. A terceira edição do Ciclo de Palestras Holiste está prevista para acontecer em novembro. Os interessados podem acompanhar a programação no site clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário