quarta-feira, 26 de outubro de 2016

COM APENAS UMA COLHER, TESTE DETERMINA O QUÃOATRASADO ESTÁ SEU SONO...

FONTE: Redação/RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Segundo o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) em pesquisa de 2015, somente no Brasil, 88% da população avalia seu sono como ruim ou insatisfatório. Tão comum na vida moderna, a privação de sono pode causar danos ao sistema nervoso, além de aumentar a propensão ao vício em alimentos nocivos, como apontou um estudo recente realizado pela Universidade de Chicago. 

Não distante, realizar tarefas simples do cotidiano após poucas horas dormidas podem se tornar um grande pesadelo. Mas além de preocupações como tentar entender os motivos que levam à insônia e outros distúrbios, não é tão simples saber de fato quão atrasado está seu sono.

Desenvolvido pelo famoso pesquisador americano Nathaniel Kleitman, da Universidade de Chicago, o teste Sleep Onset Latency Test, ou "teste de latência do início do sono" promete avaliar como está seu nível de privação do sono e tudo o que você precisa é de uma colher.

De acordo com Nathaniel, você precisa se deitar em um quarto silencioso e escuro durante o dia segurando uma colher de metal na beira da cama, além de posicionar no chão uma bandeja também de metal. Em seguida, basta verificar o tempo e fechar os olhos.


A ideia do teste é que, quando você adormecer, a colher vai cair de seus dedos direto na bandeja, fazendo barulho e te acordando. Segundo Kleitman, se você cair no sono dentro de cinco minutos após fechar os olhos, você está com uma privação de sono grave. Se o tempo para adormecer contudo for de 10, o resultado é "problemático" e acima de 15 minutos é "bom". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário