quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ZIKA PODE SE ALOJAR NA VAGINA POR ATÉ DUAS SEMANAS APÓS INFECÇÃO; ENTENDA RISCOS DISSO...

FONTE:, Manuela Pagan, (www.msn.com).


Já se sabe que o Zika vírus pode se alojar no sangue, na saliva, na urina e até no sêmen. Mas uma nova descoberta mostra que ele pode estar presente também no muco vaginal e ficar lá por até duas semanas após o contágio. Isso inspira mais alguns cuidados com a doença que se tornou uma das maiores preocupações da atualidade.

Zika vírus no muco vaginal 

Um estudo realizado pela Baylor University College of Medicine, nos Estados Unidos, avaliou o caso de uma mulher de 26 anos que contraiu o vírus durante uma viagem a Honduras. Cinco dias depois de seu retorno aos Estados Unidos, ela desenvolveu sintomas, como febre e conjuntivite, que só passaram 17 dias depois.


Além de detectar a presença do vírus no sangue, urina e saliva, os pesquisadores observaram que o Zika também estava presente no muco vaginal por duas semanas após o início da doença.

Riscos 


Apesar de não gerar sintomas locais, a presença do Zika no canal vaginal representa risco uma vez que já se sabe que a transmissão através do sexo é uma possibilidade, assim como a passagem do micro-organismo para o bebê no momento do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário