quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NUTRICIONISTA ALERTA PARA O CONSUMO ADEQUADO DE ALIMENTOS PÓS-FESTAS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Mantendo as tradições de final de ano, as famílias costumam fazer as ceias com farofa, peru, usando sempre muitas passas, nozes e frutas cristalizadas. Mas diante de tantas opções, muitas vezes as sobras são inevitáveis. E só no dia seguinte é que todos se perguntam: o que fazer com as sobras? Pensando em ajudar a desfazer alguns mitos e também de ensinar a guardar ou aproveitar melhor os alimentos, a nutricionista da Hapvida, Geysiane Carvalho Mendes respondeu as principais dúvidas sobre o tema. Confira!
Qual a melhor forma de guardar o que restou da ceia para um consumo saudável?
Algumas comidas devem ser guardadas na geladeira. Já outras nem devem ser guardadas. Em regra, tudo o que se cozinhou durante a preparação deve ser armazenado em recipientes com tampas, fechados, na geladeira. Isso porque a baixa temperatura conserva os alimentos. Já os alimentos que levam ingredientes como creme de leite e maionese, responsáveis por grande parte das infecções alimentares pós-festas, não devem ser consumidos muito tempo depois de serem preparados, justamente pelo risco de contaminação. É bom evitar colocar o alimento morno ou quente demais dentro da geladeira. O ideal é guardar a comida fria, pois se colocar com uma temperatura muito alta, vai gerar um líquido por conta do suor dos ingredientes e a probabilidade de estragar aumenta. Algumas pessoas, se preferirem, podem congelar para durar mais uns dias.
Existe riscos de apenas esquentar o que já está pronto e resfriado na geladeira?
Se as dicas que demos anteriormente de acondicionamento forem seguidas direitinho, pode só requentar, sem problemas. Mas o famoso RO (Resto de Ontem), geralmente, fica mais legal com uma cara nova. O que não faltam são receitas fáceis e legais.
Quais dicas de transformação da comida devem ser seguidas para que o almoço seja realmente nutritivo?
A ceia em si já tem muitas comidas bem calóricas. Normalmente as pessoas comem bastante durante a noite, no dia seguinte, repetem. Esse é o risco de se exagerar “em dobro”, e sair da dieta. A dieta não é só um regime para emagrecer, mas um hábito de educação alimentar que precisa ser seguido com respeito. Dá para se fazer algumas inovações sem carregar os alimentos de calorias. O famoso risoto de peru é uma boa pedida, pois a carne branca do peru é saudável e nutritiva; o arroz pode ser feito na hora. Enfim, vai da imaginação e da criatividade. Lembrando de não “enxertar” itens muito calóricos na comida.
E quem exagerou no brinde com vinho ou espumante, o que fazer para melhorar?Dizem que uma ressaca cura a outra.

Não, isso é um mito! Para “curar” uma ressaca, o melhor é tentar repor o que o organismo perdeu. Primeiro, ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas diuréticas. É preciso hidratar o corpo. Outra dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois esse nutriente é fundamental, a falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. A frutose, açúcar encontrado nas frutas, é muito bom também, pois isso acelera o processamento do álcool pelo corpo e ajuda a repor a energia. Além do açúcar, o organismo também precisa de sal, o sódio, eletrólito fundamental a várias funções do corpo. É bom comer algo salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário