segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

VEJA OS CUIDADOS ESPECIAIS COM O CORPO, A PELE E OS DENTES NO VERÃO...

FONTE: Matheus Fortes, TRIBUNA DA BAHIA.

Um desses cuidados está na pele, que mais sente os efeitos dos dias de calor.

A chegada da estação mais quente do ano é uma temporada para se aproveitar, principalmente em uma cidade litorânea com tão variado calendário festivo, como é Salvador. Ainda assim, a época de maior calor exige uma série de cuidados com o corpo que a pessoa precisa ter para não deixar que a esperada temporada entre dezembro e março, se torne uma dor de cabeça.
Um desses cuidados está na pele, que mais sente os efeitos dos dias de calor. De acordo com a dermatologista Irene Espínola, um dos cuidados mais básicos a se tomar nessa temporada é com a exposição do corpo ao sol durante os períodos de maior intensidade dos raios ultravioletas. Os melhores horários para aproveitar a luz, seja para a prática de exercícios físicos, ou mesmo para curtir uma praia, são no início da manhã, antes das 7h, e após as 15h.
“Também é recomendável o uso de roupas leves, de cores claras, assim com o uso de chapéu”, alertou. Os cuidados são para evitar não apenas uma insolação – quando a pele fica avermelhada e ardendo –, mas um perigo maior, que é o câncer de pele, que, segundo a dermatologista é o mais comum entre os tipos de câncer que atinge a população brasileira.
Dessa forma, o uso do protetor solar também é essencial principalmente para aqueles banhistas de pele mais clara. “Ainda assim é bom lembrar que o câncer de pele também atinge pessoas com a pele mais pigmentada, e por isso, deve-se tomar cuidado independente deste fator”, destacou.
Os olhos também precisam dos mesmos cuidados, afinal, o tempo aberto e a luz intensa do sol pode comprometer as vistas. De acordo com o Dr. Bruno de Paula, oftalmologista do Hospital Geral Roberto Santos, a proteção através dos óculos escuros é fundamental para não prejudicar a visão, mas, é preciso ter muito atenção ao adquiri-los.
“É recomendado que se busca lojas especializadas nesses produtos, e evitar os óculos de procedência indefinida, como os  que são vendidos em camelôs. Além de não protegerem, esses óculos podem causar problemas, pois possuem um pouco de grau que causam uma pequena dilatação na pupila. Quando isso acontece, os raios solares incidem com intensidade na retina e que podem levar a sérios problemas oculares”, alerta o especialista.

È necessário evitar ainda o excesso de mergulhos na piscina e na praia, já que tanto o cloro quanto o sal podem levar a irritações no globo ocular. Esta época do ano, as aglomerações de pessoas – principalmente nas festas populares – também aumentam a possibilidade de proliferação de doenças como a conjuntivite, que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário