domingo, 26 de fevereiro de 2017

APESAR DA CRISE, CRÉDITO PARA APOSENTADOS CRESCE MAIS DE 15%...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).

A Brasil ainda vive uma de suas piores crises economias. O mercado de crédito, claro, está desaquecido. Porém, para uma camada da sociedade, o empréstimo ainda não secou: para os aposentados.

Segundo dados do Banco Central, no acumulado de 12 meses até janeiro, o avanço do crédito consignado (com desconto em folha, holerites etc) para aposentados foi de 15,6%. Já o saldo total de crédito para os brasileiros ficou estável (0,6%). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Num cenário turbulento como o nosso, os bancos oferecem linhas de crédito para quem oferece risco zero de calote - que é o caso do consignado para o aposentado, pois o desconto acontece antes mesmo do dinheiro cair na conta do beneficiário.
As instituições financeiras também apostam agora no crédito que antecipa o saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o popular FGTS. O governo fez isso como medida para reaquecer a economia - mas também estimulou que quem tivesse dívidas pudesse pagá-las com o dinheiro.

Mesmo com essas facilidades, o consumidor parece estar mais consciente neste início de ano quando o assunto é tomar dinheiro emprestado. Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito mostram que a procura do brasileiro por crédito caiu 1,1% no mês passado comparando com dezembro de 2016. Em relação a janeiro de 2016 o tombo foi maior: 7,6%. Se a busca ficar em 12 meses até janeiro, o número assusta: - 14,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário