quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

MAMOGRAFIA NÃO CAUSA CÂNCER NA TIREÓIDE, ALERTA ESPECIALISTA...

FONTE: Matheus Fortes, TRIBUNA DA BAHIA.

De acordo com o mastologista Lucas Ramos, essa relação é completamente falsa.

O compartilhamento de conteúdo pela internet pode contribuir para tornar acontecimentos relevantes, mas também podem levar à disseminação de informações falsas. Foi o caso de um recente vídeo que, circulando pelo aplicativo de conversas WhatsApp, alertava para o risco de contração de câncer na tireoide ao realizar os exames de mamografia.
De acordo com o mastologista Lucas Ramos, essa relação é completamente falsa. “A mamografia é um exame completamente seguro e útil às mulheres. O que foi divulgado pelo vídeo é uma inverdade. Não existe nenhuma relação científica, e que acabou por se tornar um desserviço às mulheres”, avaliou.
Possuindo importância fundamental na detecção precoce de câncer de mama, a mamografia é recomendada a ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo pode levar a 90% de chances de cura. 
 O vídeo também destaca a possibilidade de uso de um protetor da tireoide que poderia reduzir o risco de contração do tumor que atinge a glândula, contudo, o especialista explica que o protetor, além de desnecessário, atrapalha o posicionamento da chapa utilizada no exame de mamografia – o que também pode deixar passar detalhes do resultado, contribuindo para um diagnóstico errado.

 “Além disso, o protetor não vai proteger contra o câncer de tireoide, uma vez que a mamografia em nada influencia na glândula que está localizada na parte inferior do pescoço. Os técnicos que realizam o exame, contudo, precisam de proteção, pois estão expostos a radiação todos os dias, inclusive utilizando um dosímetro para quantificar a quantidade desta radiação presente no ambiente”, explica o Dr. Lucas.

PREVENÇÃO.
Segundo o especialista, tanto para o caso de câncer na tireoide quanto ou de mama, a prevenção é feita através de hábitos de vida saudável, unindo a boa alimentação com a prática de atividades físicas, e evitando hábitos como o fumo e a bebida alcoólica em excesso. Também é recomendada a realização de exames médicos cotidianamente, tendo atenção redobrada se houver histórico familiar com as doenças.
No caso do câncer de mama, cabe a mulher ainda buscar conhecer melhor o seu corpo através o autoexame das mamas, mas nunca substituindo ou deixando de realizar a mamografia – que por sua vez já é capaz de identificar lesões em sua fase inicial, com milímetros. 
 Já sobre as lesões que atingem a tireoide, a taxa de incidência desse tipo de câncer tem aumentado cerca de 1% ao ano na maioria dos países do mundo, segundo o Instituo Nacional do Câncer (Inca). Mas isso se deve principalmente ao fato de que o exame que detecta um tumor está sendo realizado com mais frequência.

 No entanto, a taxa de mortalidade em decorrência desse câncer está caindo na maioria dos países, segundo o Inca, provavelmente por causa da melhoria do tratamento. No Brasil, o instituto estima que foram diagnosticados 6.960 novos casos em 2016 - 1.090 em homens em 5.870 em mulheres. De acordo com o instituto, fatores hormonais explicam a incidência maior no grupo feminino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário