quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PERDA AUDITIVA AUMENTA ENTRE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES...

FONTE: Nelson Rocha, TRIBUNA DA BAHIA.

Geralmente os sintomas passam despercebido.

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de a pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Segundo o IBGE 1 milhão de crianças e jovens (até 19 anos) tiveram algum tipo de perda de audição, sendo que 80% dos casos os pais não perceberam os sinais dos problemas com audição.
“Geralmente os sintomas passam despercebido, pois o quadro é muitas vezes isento de dor, secreção ou outros sinais mais evidentes. Mesmo algumas otites podem passar despercebidas e alguns sinais indiretos como: A criança pede pra repetir, troca letras na fala ou na escrita, ouve TV alto, está mais dispersa em suas atividades cotidianas, irritabilidade e, às vezes, até agressividade, além de ter um desempenho escolar aquém do esperado pra as crianças da mesma faixa etária”, observa a médica Addriana Silvveira, especialista no assunto.
Ela diz que é possível reverter o quadro dos afetados pelo problema. “ No caso das otites de efusão – otites silenciosas, ou seja, sem sintomas de dor e secreção) em muitos casos são reversíveis e sem sequelas quando o diagnóstico e a intervenção forem precoces. Essas otites  podem ocorrer após estados gripais, em crianças com rinite alérgica ou com outros problemas respiratórios.  No caso das deficiências auditivas de origem genética ou de origem infecciosa, estas têm que ser diagnosticadas logo ao nascimento no máximo até os três meses de vida. Caso contrário, os prejuízos na linguagem e desempenho escolar são enormes”.
Esclarece ainda a médica que “existem vários exames destinados especificamente para detectar precocemente a deficiência auditiva nos bebês. Na volta às aulas, muitas escolas solicitam que os pais levem seus filhos para uma avaliação otorrinolaringológica – da audição -. É o que nós, otorrinos, recomendamos também para todas as crianças em idade escolar. Aliás, está é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde”, diz.

O detalhe é que com a utilização constante de celulares, tablets e aparelhos de MP3 com fones de ouvidos, os jovens podem sofrer de perda induzida por ruído. “ Que usem fones de ouvido com muita moderação, se possível com um volume que não seja perceptível aos outros que estão próximos. Até mesmo o uso do celular  por muitas horas durante o dia pode causar prejuízos às células ciliadas do ouvido interno – lesão por radiofrequência – podendo causar não só a perda auditiva, mas também o zumbido”, recomenda  Addriana Silvveira.  O tempo de uso é acumulativo, por isso o hábito de utilizar o equipamento com volume entre 75 e 120 decibéis – a média recomendada é de 85 decibéis por no máximo oito horas – durante todo o dia pode lesar a lesões auditivas graves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário