terça-feira, 25 de abril de 2017

40 MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO EM 4 MESES...

FONTE: Gabrielle Galvão, TRIBUNA DA BAHIA.


O tabagismo é responsável por 90% dos casos registrados.

O câncer do pulmão está matando cada vez mais. Dados da Secretaria Estadual de Saúde registraram 287 óbitos em 2016 e 40 este ano, por neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões, na Bahia. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, ainda neste ano, 10.890 mulheres e 17.330 homens terão o tumor.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), o tabagismo é o responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. Os fumantes apresentam 30% mais chances de desenvolver, ao menos, 14 tipos diferentes de tumor maligno. “Os componentes nocivos do cigarro se tornam fator de risco para o câncer em diversos órgãos”, explicou o cancerologista cirúrgico e membro da SBC, Vinícius Basso Preti.
Ele esclarece que o tempo de exposição às substâncias e à fumaça do cigarro são gatilhos importantes que levam à doença. “Quanto mais cedo se inicia o hábito de fumar e quanto mais cigarros fumados por dia, maior é a predisposição”, enfatizou, afirmando que, o combate ao tabagismo é a forma mais eficaz de prevenção do câncer do pulmão.
O cancerologista disse que, entre os fumantes, as chances de ter a doença é de 20 a 60 vezes maior, se comparado aos não fumantes. Ele observou ainda que o câncer de pulmão não costuma apresentar sintomas, por isso a maioria dos pacientes só recebe o diagnóstico positivo para o câncer quando a doença está em estágio avançado. “Nessa fase, a chance de cura é menor, com apenas 10% a 15% dos pacientes vivos em cinco anos”, explicou, destacando a importância do diagnóstico precoce. “Dependendo do subtipo do tumor, os sintomas podem variar entre tosse seca com presença de sangue, falta de ar, dor torácica e pneumonia”, observou.
O especialista destacou ainda que um estudo envolvendo mais de 50 mil pacientes, publicado na revista New England Journal of Medicine, constatou que a tomografia computadorizada (TC), com baixa dose de radiação, pode auxiliar na detecção de tumores em fases iniciais. “O estudo mostrou redução de 20% na mortalidade em pacientes fumantes ou ex-fumantes, submetidos à TC”, comenta o da SBC.

Segundo Vinícius Basso Preti, dieta pobre em frutas e verduras, excesso de peso, sedentarismo, consumo exagerado de álcool, açúcar e alimentos processados são fatores de risco. “É importante se ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e acima de tudo, não fumar”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário