quarta-feira, 26 de abril de 2017

BA-VIS DO BAIANO E DO NORDESTÃO TERÃO TORCIDA ÚNICA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Decisão foi tomada pela CBF, atendendo recomendação do Ministério Público; tricolores que já compraram ingresso receberão o dinheiro de volta.
Contrariando a vontade da dupla Ba-Vi, a CBF atendeu a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e determinou, na noite de da terça-feira (25), que os clássicos da semifinal da Copa do Nordeste e da final do Campeonato Baiano sejam realizados com torcida única, somente do time mandante. 
Assim, está suspensa a venda de ingresso para a torcida do Bahia na partida de quinta-feira (27), às 20h30, no Barradão. O mesmo raciocínio valerá para a torcida do Vitória no jogo de volta, domingo (30), na Fonte Nova. E se repetirá nos dias 3 e 7 de maio, na Fonte Nova e no Barradão, respectivamente.
A decisão da CBF atende à recomendação feita pelo Ministério Público da Bahia, no último dia 19, à Federação Bahiana de Futebol (FBF). Em ofício, a CBF informa que atendendo a recomendação do MP "os próximos quatro jogos de futebol entre as equipes do E.C. Bahia e do E.C. Vitória serão realizados com a presença de torcida única, ou seja, apenas a torcida do time mandante deverá comparecer ao estádio". Portanto, o mandante não deve vender ingressos para a torcida visitante. 
A FBF divulgou nota em que afirma ser contra a torcida única, mas orienta que "por prudência, a recomendação seja cumprida", para evitar uma "judicialização do assunto". "Queremos deixar clara, mais uma vez, a posição da Federação Bahiana de Futebol contra a torcida única, assim como que por força do artigo 21 do Estatuto do Torcedor, a FBF não tem o poder de determinar aos clubes o comprimento da referida recomendação. Todavia, a FBF se posiciona no sentido de que, por prudência, a recomendação seja cumprida, mesmo porque o descumprimento certamente desencadeará a judicialização do assunto, que será extretamente prejudicial ao futebol baiano como um todo. Esta sugestão fica ainda mais consistente, diante do posicionamento da CBF", diz o texto.

Em nota, o Bahia diz que "cumprirá a determinação, sem prejuízo de possíveis medidas cabíveis junto aos órgãos competentes, com objetivo de mudar esse cenário, conforme entendimento já exposto aqui". Afirma ainda que vai trabalhar na questão da devolução para os tricolores que já compraram ingresso para o jogo desta quinta (27), no Barradão. O Vitória ainda não se pronunciou após a decisão.
Tanto Bahia quanto Vitória recusaram nesta semana a recomendação do MP para disputar os clássicos com torcida única. Em nota oficial conjunta, os clubes se posicionaram garantindo que haveria torcida visitante no Barradão e na Fonte Nova, tanto nos Ba-Vis da Copa do Nordeste quanto nos dois da final do Campeonato Baiano.
“Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo inclusive promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio”, diz trecho da nota assinada pelos dois clubes.
Na última semana, Marcelo Sant'Ana, presidente tricolor, falou de maneira veemente contra a torcida única. "Posso adiantar que eu, enquanto for presidente do Bahia, não vou aceitar torcida única. O Bahia vai recorrer em todas as instâncias. Se a gente for obrigado a aceitar, eu vou protestar. Vou botar jogador meu para entrar de luto, colocar faixa, não sei. Posso até ser multado depois e faço questão de pagar do meu bolso, mas isso a gente não vai aceitar", disse ao CORREIO.
Leia a nota divulgada em conjunto pelos clubes mais cedo.
Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Vitória e o Esporte Clube Bahia vêm, novamente, a público para se manifestar contrariamente a essa medida.
Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar da Bahia.
Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública.
Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo, inclusive, promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de violência ou conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.
Assim, seguindo o previsto no Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.
Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.

Esporte Clube Vitória
Esporte Clube Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário