domingo, 23 de abril de 2017

O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA RECEBER O SINAL DIGITAL...

FONTE: Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Existem alguns sinais para identificar se o televisor ainda está transmitindo o sinal analógico.

1. Caso a TV seja de tubo, é necessário comprar um conversor digital, que será acoplado ao aparelho para receber o novo sinal.
2.  Se a televisão for de led, LCD ou plasma, e tiver o selo DTV, o conversor já vem acoplado com a TV.
3.  Mesmo em aparelhos mais modernos, é necessário verificar a data de fabricação. Se ela foi fabricada antes de 2010 há chance de a TV de led, LCD ou plasma não ter o conversor acoplado, o que significa que ele terá que ser adquirido.
4.  A antena também deve ser verificada. Deve ser uma antena externa, no caso de casas, ou coletiva, para prédios, e ser do modelo UHF (Ultra High Frequency) e não VHF (Very High Frequency). O mais indicado é que se chame um antenista para realizar a instalação.
5.  Nos prédios, é fundamental que a antena coletiva esteja voltada para o bairro  Federação (onde se concentram as antenas de TV).
Dicas para que a mudança não altere a recepção.
O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Bahia, César Anselmo explica que existem alguns sinais para identificar se o televisor ainda está transmitindo o sinal analógico. O primeiro deles é o tipo de aparelho: os de tubo são analógicos e os HD comprados até 2010 poderão transmitir ou não o sinal digital. “Nos aparelhos que ainda transmitem o sinal analógico  é possível perceber um A na parte de cima da tela, especialmente nos horários nobres”, esclarece.
Na Globo, o A fica no canto direito em todos os programas que não são ao vivo. Hugo Brito destaca que na transmissão analógica é possível perceber diversas mensagens, avisando sobre a mudança do analógico para o digital. “A partir de agora, essas mensagens serão intensificadas”, afirma.
Caso a TV seja de tubo será  preciso contratar um técnico  para instalar o conversor e uma antena UHF; TVs de led, LCD ou plasma, se tiverem o selo DTV, já vêm com o conversor acoplado e só vão precisar da antena. Caso não tenham o selo DVT vão também precisar de conversor e antena. “É importante que o trabalho seja feito por um profissional, pois a instalação envolve riscos como a altura e a força elétrica”, diz Anselmo.

Hugo Brito reforça que as antenas precisam estar voltadas para a Federação, onde estão as televisões em Salvador. “A antena externa é a garantia que o aparelho captará o sinal digital da TV aberta”, esclarece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário