quinta-feira, 20 de abril de 2017

HEMOBA TEM ESTOQUE DE SANGUE CRÍTICO E FAZ APELO PARA DOAÇÕES...

FONTE: Da Redação, TRIBUNA DA BAHIA.


O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas.


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca a população para doar sangue, em função dos registros de redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais.
O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia.
Os estoques da Hemoba estão apresentando situação crítica, com exceção apenas dos tipos A, B e AB positivo, que nesse momento estão estáveis. Todos os demais tipos, sobretudo os fatores de Rh negativo, estão em falta e precisam de reposição com urgência, sendo que a maior demanda, no momento, é de O negativo e de plaquetas.
A Hemoba solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue. Os doadores de plaquetas por aférese devem procurar o Serviço de Atendimento ao Doador (SAD), através do número (71) 3116-5661, para fazer o agendamento da doação.
Onde Doar.
Em Salvador, os candidatos podem comparecer nas seguintes unidades:
    
      Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30;

·         Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

·         Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
·         Sac Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

·         Hemóveis – Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba.

No interior do estado:
·         Eunápolis
·         Alagoinhas
·         Hospital do Oeste - Barreiras
·         Brumado
·         Camaçari
·         Feira de Santana
·         Guanambi
·         Irecê
·         Itaberaba
·         Itapetinga
·         Jacobina
·         Jequié
·         Juazeiro
·         Paulo Afonso
·         Ribeira do Pombal
·         Santo Antonio de Jesus
·         Seabra
·         Senhor do Bonfim
·         Teixeira de Freitas
·         Vitória da Conquista
·         Valença
Fique atento aos critérios de doação.
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário