quarta-feira, 26 de abril de 2017

LEMBRANÇAS AGRADÁVEIS PODEM SERVIR DE "ANTÍDOTO" PARA ESTRESSE, DIZ ESTUDO...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (http://noticias.uol.com.br).


Recordar experiências agradáveis, trazendo à tona sensações positivas vivenciadas no passado, pode ser uma boa estratégia para se lidar com o estresse. É o que sugere artigo publicado na terça-feira (25) pela Nature Human Behavior, que usou dois estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, para chegar a tal conclusão.

Os estudos conduzidos pelos pesquisadores do Departamento de Psicologia da universidade norte-americana analisaram o comportamento e as alterações neurais, medidas por exames de ressonância magnética, de pessoas que foram submetidas a uma alta carga de estresse, sendo posteriormente "medicadas" com memórias autobiográficas boas ou com o "placebo" de recordações neutras.

Os cientistas observaram que tais lembranças positivas atenuam a produção de cortisol, o hormônio do estresse, reduzindo a sensação negativa que sentimos quando estamos estressados.
Ao início do experimento, os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. Um deles foi exposto a uma carga de estresse intensa, que envolveu a imersão da mão em água gelada (com temperatura entre 1°C e 3°C) por dois minutos, enquanto o outro grupo fez o mesmo, porém em água morna. Depois, cada um desses grupos foi submetido a lembranças positivas (como viagens de férias) ou neutras (como o ato de arrumar uma mala, por exemplo) vivenciadas por eles.

Entre as pessoas que passaram pela carga de estresse, foi registrado um aumento de "arrepio" na pele --o que não ocorreu entre aqueles que não estavam estressados--, juntamente com a maior produção de cortisol. Posteriormente foi observado, então, o impacto das recordações positivas no comportamento destas pessoas.

Mesmo os pouco estressados ficaram melhor com lembranças.
Funcionado como um "antídoto", as lembranças positivas autobiográficas impactaram tanto o grupo submetido ao estresse quanto ao grupo submetido ao "controle", como os pesquisadores chamaram o grupo que foi exposto à água morna --e não à estressante água gelada. Todos eles registraram um "sentimento positivo", bem como uma atividade emocional maior.


O estudo mostrou, ainda, que indivíduos que se disseram resilientes, ou seja, possuíam uma capacidade maior de superar adversidades, apresentaram uma melhora de humor mais efetiva, apesar da exposição ao estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário