terça-feira, 25 de abril de 2017

OVERTRAINING: QUANDO VOCÊ EXAGERA...

FONTE: Feminimo e Além, site parceiro da Tribuna da Bahia Online, TRIBUNA DA BAHIA.


A louca corrida pela estética a qualquer custo pode levar o corpo à exaustão e causar sérios problemas.



Para tudo nesta vida existe um limite. Para as atividades físicas não seria diferente, concorda? Já ouviu falar esta palavra em conversas médicas: overtraining?
Pois é, com essa louca corrida pela estética a qualquer custo, existem pessoas ultrapassando os limites de seus corpos e caindo na rede das dores e problemas que vem através desse exagero na atividade física.
Conheci uma criatura que sempre que comia um pouquinho (pouco mesmo) além da conta no final de semana, passava a semana seguinte exagerando, e muito, no treino procurando uma tal de “compensação”.
Daí o corpo não tem o repouso necessário e pronto: dá-se o erro! Antigamente, ouvíamos muito esse termo no mundo dos atletas (principalmente ginastas e nadadores) que aumentavam o tempo de treino e preparo físico, para um maior rendimento em suas competições. Hoje em dia, até os corredores de maratona pelas cidades, sofrem em peso desse mal.
“Na medida certa, o exercício físico provoca várias alterações fisiológicas, metabólicas, musculares e psicológicas que melhoram a qualidade de vida do indivíduo. Porém, no sentido inverso, o excesso pode provocar uma doença que torna esse mesmo indivíduo cansado, desanimado, fadigado, inapetente, suscetível às lesões e o faz desistir de fazer exercícios.” (Fonte: Dicas de Treino).
É bom deixar claro que isso não é apenas uma condição de um tempo “doente”. A pessoa pode demorar meses para se livrar de uma situação mais delicada, como é o caso do “Overtraining adsonóideo”.
Ou seja, não estou falando de um resfriado comum. “Sendo diagnosticado em tempo, sem que haja complicações mais sérias, principalmente as provocadas pelos distúrbios hormonais, o quadro felizmente é reversível. Outra providência necessária é uma dieta adequada a suprir as deficiências nutricionais adquiridas durante o processo”, comentou o fisiologista Turibio Barros em entrevista ao Globo Esporte.
Por tantas vezes, a pessoa pode não entender que está neste processo de cansaço e perda física. Os especialistas ressaltam alguns sinais com os quais você deve se preocupar e procurar um médico para o diagnóstico correto. São eles:
1- Ganho de gordura sem explicação
2- Insônia
3- Falta de apetite sexual
4- Ansiedade e insônia
5- Doenças que são pegas com mais facilidade
Claro que existem outros sintomas, mas estes são os de mais rápida conclusão quando aparecem sem causa forte aparente, fora o treinamento.
Vale lembrar que além da parada total de exercício físico (caso seja diagnosticado com o Overtraining Adsonídeo), a alimentação é uma parceira inestimável nesta recuperação. Por isso consulte um trio de especialistas: nutrólogo, cardiologista, fisioterapeuta. Se por acaso o médico achar que você precisa de mais especificidades, não deixe de lado o conselho.

Faça esporte, não seja sedentário, mas não exagere na dose. Não vale à pena o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário