sexta-feira, 26 de maio de 2017

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA FAVORECE A QUALIDADE DO SONO...

FONTE: Acorda Cidade, site parceiro da Tribuna da Bahia, TRIBUNA DA BAHIA.


Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sono.

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados.
O país com pior classificação foi o Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono.
Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.
A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.
Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono.
Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina.
”Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, explica Aretha.
Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira e uma deliciosa receita de geleia de pera, sugerida pela Marca Fortaleza, para acompanhar torradas, leite morno ou um chazinho de camomila.
- Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
- Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;
- Pratique alguma atividade física;
- Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono.
Como fazer Geleia de Pera.

Ingredientes.
1 kg de pera descascada e cortada em pedaços;
300g de açúcar
suco de um limão
5 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Passo 1 - Coloque todos os ingredientes no fogo.

Passo 2 - Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até reduzir bastante e virar geleia (aproximadamente 2 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário