sexta-feira, 26 de maio de 2017

GIM E SAQUÊ SÃO AS BEBIDAS MENOS CALÓRICAS; SAIBA COMO BEBER E NÃO ENGORDAR...

FONTE: Gabriela Guimarães e Rita Trevisan, Colaboração para o UOL (http://estilo.uol.com.br).


Entre uma dose de saquê e uma de vodca, a diferença calórica é grande. Mas não tem jeito: bebidas alcoólicas sempre pesam na balança, favorecem o acúmulo de gordura bem ali na barriga e ainda alteram o metabolismo, fazendo o corpo queimar músculos para produzir energia. Mas alguns truques podem ajudar a resistir às tentações nas festinhas e a beber de forma moderada, para não colocar toda a dieta a perder.

Acerte na escolha da bebida.
Ao escolher a sua bebida, prefira as de menor teor alcoólico, que normalmente serão as menos calóricas. A caipirinha está no topo, entre as mais perigosas para a dieta – isso porque, além da bebida destilada, leva frutas e açúcar --, contabilizando cerca de 263 calorias. Já a vodca tem 233 calorias em apenas uma dose.

O saquê e o gim, por outro lado, são os que menos comprometem a dieta: entregam 50 e 60 calorias por dose, respectivamente. Se for beber vinho, fique com os secos. Já se a sua paixão for a cerveja, escolha as mais escuras, do tipo stout.

Beba muita água.
“Toda dose de álcool deve ser intercalada com a mesma quantia de água”, afirma a nutricionista Juliana Dragone, pós-graduada em Nutrição Clínica. Assim, você consome menos bebida alcoólica no decorrer do evento e ainda retarda o processo de desidratação, que castiga o corpo durante a balada e depois. “Como o músculo é composto por 70% de água, a desidratação causada pelo álcool vai prejudicar o objetivo de ganhar ou manter a massa magra”, explica Comparotto. A desidratação também acentua os efeitos da ressaca, entre eles o inchaço, pois não permite que as toxinas sejam diluídas da maneira correta para depois serem eliminadas pelo organismo.

Misture com refrigerante zero.
“Misturar suco natural ou água de coco às bebidas alcoólicas pode ser uma boa opção para quem quer ingerir menos álcool”, explica o nutricionista Alan Tiago Scaglione, especialista em Suplementação Nutricional aplicada ao Exercício. Mas vale ressaltar que, para a estratégia funcionar, não dá para adicionar açúcar à preparação. Refrigerantes zero também podem ser combinados com destilados, como o whisky, quando a intenção é reduzir a quantidade de calorias no copo.

Limite o consumo.
Mesmo se optar por uma bebida menos calórica, tente apreciar o máximo possível o sabor e a experiência, assim você bebe o mínimo possível. Para não prejudicar a dieta, o ideal, segundo os especialistas, seria parar na segunda dose. E isso, claro, vale para situações especiais, não é recomendado liberar o álcool mais de um dia na mesma semana, por exemplo.

Faça uma refeição antes da balada.

O álcool não só desidrata como dá fome. Por isso, antes de uma festa ou happy hour, o melhor é consumir algo que já faça parte da sua rotina, adiantando uma das refeições principais, por exemplo. “O processo de digestão dos alimentos ajuda a evitar que o álcool passe pelo estômago e seja imediatamente absorvido. Assim, a bebida não ‘sobe’ tão rápido”, explica o nutricionista Hugo Comparotto, especialista em Obesidade e Emagrecimento. Quem vai à balada bem alimentado também consegue recusar com mais facilidade as tentações oferecidas pelos garçons: desde petiscos gordurosos a drinques que saltam ao olhar. “Os alimentos também vão proteger a mucosa do estômago, reduzindo a acidez e até mesmo os incômodos que poderiam surgir no dia seguinte, com a ressaca”, diz Comparotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário