sexta-feira, 26 de maio de 2017

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PÍLULA DO DIA SEGUINTE...

FONTE: Nathália Henrique (http://atrevida.uol.com.br).


Especialista revela tudo que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte. Tire todas as suas dúvidas, girl!


Perguntamos para a sexóloga Sônia Eustáquia tudo o que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte, um método contraceptivo de emergência que, se usado da maneira errada, pode ser prejudicial para a sua saúde!

O que é a pílula do dia seguinte?
É um método contraceptivo hormonal de emergência que impede ou retarda a liberação do óvulo, evitando a fertilização. Ela não deixa formar a camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado e cuja descamação dá origem à menstruação.

Quando devo usar?
Na verdade, nunca. O ideal é que a garota se proteja para que não precise nunca usar! Mas, geralmente, a pílula é usada em casos de extrema emergência, como quando a camisinha estoura no momento da ejaculação, a mulher esquece a pílula por vários dias e lembra no momento do coito, etc.
 
Posso trocar a camisinha por ela?
De maneira alguma! A camisinha é um método contraceptivo que a ajuda a se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez, já a pílula é apenas um método de emergência, que deve ser usado em casos extremos.

Posso tomar sempre?
Não. A pílula do dia seguinte não deve ser um hábito e, muito menos, ser tomada mais que uma vez por mês. Ela contém uma dose alta de hormônios que pode desregular todo o seu organismo e trazer efeitos colaterais.

Todo mundo pode fazer uso?
Não. Como tem muito hormônio em sua composição, o bacana é evitá-la ao máximo. Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e trombose, não devem nunca tomar o medicamento. Às vezes, a pílula pode causar diarreias, dores de cabeça, náuseas e alterações no ciclo menstrual.

E se eu já tomo anticoncepcional, o que devo fazer?

É muito importante procurar o seu ginecologista para que ele indique o que você deve fazer. Porém, se você tomou a pílula do dia seguinte no meio de uma cartela, interrompa totalmente o seu uso. Espere a menstruação vir e comece uma nova cartela daí em diante. E não faça sexo desprotegida, pois a pílula não tem efeito cumulativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário