terça-feira, 20 de junho de 2017

COSTUREIRA SE TORNA PRIMEIRA PRESIDENTE DE UM CLUBE DA SÉRIE A DO URUGUAI...

FONTE: Fernanda Varela (fernanda.varela@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

No clube desde 1980, ela garante que, além de presidente, seguirá com sua carreira de costureira.
Isabel Peña quebrou mais um tabu no mundo do futebol. Costureira há 40 anos, a uruguaia driblou as dificuldades que enfrentou durante a vida e realizou um sonho: se tornar presidente do Rampla Juniors, clube uruguaio de futebol. Ela é a primeira mulher presidente de um time da primeira divisão do Uruguai.

Torcedora do Rampla, ela garante não ter medo algum de quebrar essa barreira e enfrentar um desafio dessa magnitude. "É uma grande responsabilidade, mas eu tenho bons amigos que vão me ajudar", disse Isabel.
Ela entrou no clube em 1980, ano que o Rampla Juniors teve sua maior ascensão, e atuou como gerente quando José Luis Corbo era presidente. Aos poucos, foi ganhando espaço, até chegar à presidência. 
Para os machistas de plantão, Isabel Peña adianta: não apenas entende de futebol, como ama acompanhar o esporte. "De futebol, eu falo o dia todo. E também assisto futebol argentino, porque enxergo como um pouco mais dinâmico que o nosso. Eu gosto dessa característica deles".
Além de presidente, ela garante que também seguirá como costureira. Sua próxima missão é começar a desenhar e confeccionar o vestido de 15 anos da neta, que atualmente tem 13.
Brasil.
No Brasil, o histórico de mulheres na presidência de times de futebol não é vasto. A primeira a assumir o cargo foi Jurema Bagatini Ramos, que, na década de 70, assumiu o Esporte Clube Encantado, do Rio Grande do Sul. Outro caso emblemático foi o de Patrícia Amorim, primeira mulher eleita como presidente do Flamengo, em 2009. No ano passado, Myrian Fortuna, que já era presidente do Tupi-MG, foi reeleita por mais três anos. 

O futebol baiano também já teve uma presidente mulher, quando, em 2002, Cida Pena assumiu o cargo na Catuense. Ela foi convidada pelo seu pai e fundador do clube, Antônio Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário