quinta-feira, 22 de junho de 2017

IMPLANTES DE SILICONE DIFICULTAM MÉDICOS A DETECTAREM PROBLEMAS CARDÍACOS, AFIRMA ESTUDO...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).

Uma das intervenções cirúrgicas mais populares em todo o mundo, o implante de silicone mamário vem tornando mais difícil para médicos detectar ataques cardíacos, segundo apontou um novo estudo apresentado na quarta-feira (21) em Viena, na Áustria, durante conferência da Associação Europeia de Cardiologia.
Segundo o especialista Dr Sok-Sithikun Bun, que liderou as pesquisas e médico cardiologista no Hospital Princess Grace, em Mônaco, os implantes tornavam os testes de eletrocardiograma não confiáveis uma vez que a prótese "está no meio do caminho". De acordo com ele, diagnósticos errados em alguém que tenha sofrido um ataque cardíaco poderia levar a tratamentos consequentemente errados, da mesma forma em pessoas que, de fato, já tenham sofrido um infarto.

"Nós não queremos assustar as pacientes, mas talvez seja sábio fazer um eletrocardiograma antes da operação de implantes mamários. O eletrocardiograma pode ficar nos arquivos e ser usado para comparação caso a paciente precise fazer outro exame igual", afirmou Dr Bun.

Para o estudo, pesquisadores avaliaram mulheres entre 30 e 40 anos, sendo 28 com silicone nos seios e 20 sem. Sem saber quais haviam realizado a cirurgia, especialistas analisaram os resultados dos eletrocardiogramas e mais de 35% dos exames das participantes foram classificadas como "anormais".
"Nós acreditamos que os eletrocardiogramas anormais tiveram leitura falha devido aos implantes. Nós temos duas hipóteses: pode ser a composição do implante que age como uma barreira para os sinais elétricos vindos do coração, ou pode ser uma posição ligeiramente diferente dos eletrodos no peito devido aos implantes mamários", continou Dr Bun.
"Os resultados ajudarão aqueles a avaliarem um eletrocardiograma a evitar o risco de falsos diagnósticos. A nossa experiência mostrou que os implantes mamários tornam difícil para ver o coração com a ecocardiografia porque o ultrassom não pode penetrar através do implante", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário