FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).
Um novo estudo
divulgado na quarta-feira (7) pela Universidade do Estado da Flórida,
nos Estados Unidos, concluiu que modelos pluz size ajudam a melhorar a saúde
mental de outras mulheres e são mais lembradas quando comparadas com
modelos mais magras.
A pesquisa,
realizada com 49 jovens em idade universitária, analisou medidores psicológicos
e fisiológicos para entender como elas respondem quando colocadas à frente de
outras imagens femininas de diferentes tamanhos.
"Ao
medir as respostas psicofisiológicas durante a exposição de imagens, nós fomos
capaz de obter intuições sobre as respostas cognitivas e emocionais que se
desdobram quando mulheres são expostas a diferentes tamanhos de modelos de
moda", afirmou Russel Clayton, autor do estudo e professor na Universidade
do Estado da Flórida e diretor do Laboratório de Emoções e Cognição.
A partir da
pesquisa, os estudiosos puderam notar que, quando expostas à imagens de figuras
distantes da sua realidade, as participantes faziam mais comparações, prestavam
menos atenção e lembravam-se menos sobre detalhes da modelo.
"Nós
descobrimos que há uma esmagadora e clara vantagem quando a mídia mostra tipos
de corpos mais realistas do que modelos magras tradicionais", explicou
Jessica Ridgway, coautora das pesquisas, completando: "As mulheres fizeram
menos comparações sociais, sentiram satisfação corporal aumentada, prestaram mais
atenção e lembraram mais das modelos plus-size".
De acordo com
Russel Clayton, o estudo poderia ajudar empresas a alcançar de maneira mais
eficiente o público feminino. "Portanto, pode ser uma estratégia
persuasiva útil para os produtores de mídia para empregar modelos plus-size, se
o objetivo da campanha é capturar a atenção enquanto também promove
positividade corporal", finalizou.
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