quinta-feira, 22 de junho de 2017

NO INVERNO, CUIDADO COM A PELE DEVE SER REDOBRADO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


A dermatologista Andrea Botto, da clínica que leva o seu nome, localizada no Hospital da Bahia, destaca que idosos e crianças são os que mais sofrem com os efeitos do frio na pele.

O inverno chegou e junto com o período junino e, para quem pensa que os cuidados com a pele podem ser deixados de lado devido às baixas temperaturas, é bom ficar atento: a estação pede atenção redobrada. Com o tempo frio e seco, a pele transpira menos e as pessoas tomam mais banhos quentes,  diminuindo a produção do óleo natural da pele e favorecendo não apenas o ressecamento, mas também o surgimento de algumas doenças e irritações cutâneas. 
A dermatologista Andrea Botto, da clínica que leva o seu nome, localizada no Hospital da Bahia, destaca que idosos e crianças são os que mais sofrem com os efeitos do frio na pele. Como neste período as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar, o momento é favorável para aumentar a exposição da pele às bactérias, alergias respiratórias e doenças, entre elas, as dermatites seborreica e atópica, psoríase, herpes simples e a ictiose vulgar, que causam incômodo, coceira, descamação e devem ser monitoradas por um especialista.
Já que a ação do vento e o clima seco evaporam a água do corpo, manter a pele hidratada exige uma rotina de bons hábitos diários, que vão desde a ingestão de água à alimentação saudável, com muitas verduras e frutas para deixar a pele mais bonita. A aplicação e reaplicação do protetor solar, com fator de moderação específico para cada tipo de tez, não podem ser esquecidas, pois os raios ultravioletas continuam trazendo efeitos nocivos à pele mesmo em dias mais nublados. ”Cada tipo de epiderme pede um cuidado  diferente. 
Neste período, pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho, pessoas com peles normais e levemente ressecadas devem hidratar o corpo. Aquelas com maior tendência ao ressecamento devem aplicar os cremes de 2 a 3 vezes ao dia. A pele deve estar sempre limpa e a quantidade de creme deve ser adequada para não deixar a pele oleosa”, explica a médica. A dermatologista pede atenção não apenas para a área do rosto: lábios, unhas, orelha, extremidades e cabelos também devem ser hidratados e protegidos. “Os banhos quentes e muito demorados devem ser evitados, pois contribuem para a diminuição do hidratante natural produzido pelo organismo para proteger a nossa pele. A partir do segundo banho do dia, caso não tenha realizado atividade física, o uso de sabonetes deve ser apenas nas áreas de dobras e pés”, orienta. 

Festejos juninos.
Outro fator prejudicial à pele é a excessiva exposição à fumaça de fogueiras no período do São João. A fumaça gera um processo inflamatório que resulta no entupimento de glândulas sebáceas, resultando em espinhas, cravos, desidratação, descamação e dermatite, além de causar danos à cutícula do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário