segunda-feira, 17 de julho de 2017

6 DICAS PARA ACABAR COM SUA INSÔNIA E DORMIR MELHOR...

FONTE:, Daniela Bernardi, (http://www.msn.com).


Você acorda, olha o relógio e ainda são três da manhã. Depois de horas se revirando na cama, desiste de voltar a dormir. Identificou-se? Você não está sozinha! Quatro a cada dez brasileiros não conseguem ter uma boa noite de sono. Por causa das preocupações do dia a dia, o excesso de stress e até a alimentação ruim, a insônia atinge duas vezes mais mulheres do que homem, segundo o Instituto do Sono. Pensando nisso, a farmacêutica Medley inaugurou, temporariamente, na terça (11) o Hotel do Sono, em São Paulo, com o objetivo de ensinar as pessoas a aproveitar o descanso enquanto então na cama. São hábitos fáceis de mudar e que vão fazer toda diferença no seu humor, na sua disposição e até no seu peso!

1. Organize seu quarto.

Deixar a cama bagunçada, as roupas jogadas no chão e a estante desarrumada pode atrapalhar seu sono. Não tem como negar: quando você chega em casa e está tudo no lugar, não dá uma sensação de aconchego e tranquilidade? Então! Reserve alguns segundos da sua manhã para esticar o cobertor e, antes de dormir, guarde as calças e blusas no armário. Outra dica é investir em cores claras na decoração.

2. Não deixe para treinar muito tarde.

Para algumas pessoas, malhar menos de quatro horas antes de dormir atrapalha o sono. Afinal, seu corpo libera endorfinas e substâncias estimulantes durante o exercício. Mas, claro, se não tiver jeito… Melhor manter sua atividade à noite do que sentir-se culpada por não se mexer.

3. Mantenha o celular longe da cama.

Talvez você não saiba, mas a luz do seu aparelho atrapalha a produção de melatonina, o famoso hormônio do sono. Então, esqueça o costume de responder os contatinhos depois de estar acomodada entre os lençóis. Coloque o celular e o despertador longe do criado-mudo para diminuir as chances de você ficar ansiosa ao olhar para o relógio quando despertar durante a noite.

4. Anote suas tarefas num papel.

Em vez de matutar na cabeça todos os pepinos que você tem que resolver no dia seguinte, faça uma lista em um caderninho. Assim, sua mente não fica ansiosa – lembre-se: não dá para salvar o mundo debaixo do cobertor.

5. Entenda a vontade do seu corpo.

Não adianta forçar porque o sono não vem. “Quem sofre de insônia só deve se deitar quando estiver realmente cansada. Senão, o processo pode se tornar ainda mais traumático e estressante”, diz Maria Cristina Pinto, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Leia um livro no sofá da sala ou, se acordar no meio da noite, vá ao banheiro. Contar carneirinho não adianta porque deixa o cérebro mais ativo. “Se o sono não aparecer em 20 minutos, não adianta insistir. É melhor se levantar.”

6. Evite alimentos pesados.


Hambúrguer, refrigerante e até chocolate devem ser cortados do jantar. Já o café tem que ser tomado até às 14h. “A cafeína inibe a produção de adenosina, substância que é acumulada ao longo do dia e tem relação com a necessidade de dormir”, explica a neurologista Andrea Bacelar, especialista em medicina do sono. Estão liberados: leite quente, aveia e chá de maracujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário