sábado, 29 de julho de 2017

CLIQUE CIÊNCIA: POR QUE VEMOS "PONTOS PRETOS" ANTES DE DESMAIAR?...

FONTE: *** Cintia Baio, Colaboração para o UOL (http://noticias.uol.com.br).


Quatro em cada dez pessoas no mundo terão pelo menos um episódio de desmaio ao longo da vida. Se você faz parte dessa estatística, sabe que antes de perder a consciência, o corpo costuma mandar sinais de que algo ruim vai acontecer, como sensação de fraqueza, de que os sons estão cada vez mais distantes e, principalmente, o aparecimento de "pontos pretos" na visão. E por que isso acontece?

De regra geral, o desmaio é um alerta que o cérebro envia ao corpo dizendo que não está recebendo sangue suficiente para funcionar a todo vapor.

Isso acontece, principalmente, quando há uma queda na pressão sanguínea, o que dificulta o "bombeamento" do sangue para todas as partes do corpo provocando, consequentemente, a falta de oxigenação.

Como o órgão fica no topo da cabeça, é o primeiro a sentir a redução do fluxo sanguíneo, uma vez que o corpo precisa vencer a gravidade para impulsionar o sangue lá para cima. Sem oxigenação, suas células não conseguem trabalhar corretamente, provocando a perda da consciência.
Aqueles "pontos pretos" que vemos antes do desmaio ocorrem porque as células da retina (responsáveis pela visão e localizadas no cérebro) também vão ficando, aos poucos, sem oxigênio. Sem ter o combustível para executar o trabalho, elas falham até deixarem de funcionar por alguns segundos.

Os sentidos são recuperados e o corpo volta a funcionar geralmente quando ficamos deitados, na posição horizontal. Isso porque, com todo o corpo na mesma posição, o sangue volta a circular com mais facilidade até a cabeça (já que ele não precisa "vencer" a gravidade).


3 curiosidades:

Ficar muito tempo em pé pode provocar desmaio?
A falta de oxigênio aliado à gravidade também pode provocar desmaios quando, por exemplo, passamos muito tempo em pé, sem mover as pernas, como quando estamos em uma fila. Isso acontece porque, com o passar do tempo, o sangue vai se acumulando nas pernas até atingir um nível que passa a fazer falta em outras partes do corpo, como o cérebro. Logo, o sangue para de voltar para a circulação e se acumula nos membros inferiores.

O desmaio não acontece simplesmente porque ficamos muito tempo em pé, mas sim por ficar em pé sem contrair a musculatura das pernas. Essa contração é o que faz o sangue retornar para a circulação, ou seja, subir de volta ao coração e de lá para todo o corpo.

Por que algumas pessoas desmaiam ao levar um susto?
Ao reagir ao susto, nosso cérebro ordena a liberação de uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais que tem a função de preparar o corpo para o perigo. A adrenalina estimula a contração dos vasos sanguíneos, ou seja, o fluxo de sangue diminui, dificultando a chegada de sangue aos órgãos. O resultado? O cérebro recebe pouca oxigenação e acontece o desmaio.

Por que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?
Pode até parecer difícil de acreditar, mas desmaiar ao ver sangue pode estar relacionado com nossos ancestrais. Seria um tipo de reflexo primitivo que antes era usado como uma estratégia de sobrevivência.

"Acredita-se que, quando nossos ancestrais se sentiam ameaçados por predadores, era útil conseguir cair no chão e parecer estar sem vida", disse Adam Fitzpatrick, cardiologista e diretor de uma clínica especializada em desmaios na Enfermaria Real do Hospital de Manchester, na Grã-Bretanha, em uma entrevista à rede de televisão BBC espanhola.

Até agora, não se sabe ao certo se a predisposição para o desmaio nessas circunstâncias está ou não relacionado à genética.


*** Especialistas consultados: Paulo Camiz, Clínico Geral e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo, César Jardim, cardiologista do HCor, e Leandro Teles, neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário