sexta-feira, 14 de julho de 2017

COMO HUMANOS, CORVOS SÃO CAPAZES DE PLANEJAR E TÊM AUTOCONTROLE, APONTA ESTUDO...

FONTE: 
, Em Miami, (http://noticias.uol.com.br).


Há muito tempo admirados por sua inteligência, os corvos agora são conhecidos por serem capazes de planejar, uma habilidade que se acreditava que pertencia apenas a humanos e a grandes primatas, revela um estudo publicado na quinta-feira (13).

Os pesquisadores fizeram uma série de testes com os corvos e descobriram que eles podiam se lembrar de informações importantes para uma tarefa futura, afirma o estudo, publicado na revista Science.

Ainda mais surpreendentemente, os corvos mostraram essas habilidades no uso de ferramentas e em negociações.

Até agora, alguns corvídeos - a família de aves que inclui os corvos - tinham mostrado a capacidade de planejar além do presente, por exemplo, escondendo alimentos para mais tarde.

Mas as últimas experiências revelaram que os corvos podem sabiamente renunciar a uma recompensa imediata para obter uma melhor no futuro. Em um teste, os corvos foram treinados para usar uma ferramenta para abrir uma caixa a fim de ter acesso a uma recompensa.

Os corvos receberam, brevemente, a caixa, mas não a ferramenta.

Uma hora depois, os corvos receberam a ferramenta para abrir a caixa, assim como vários itens destinados a distraí-los.

"Quase todos os corvos escolheram a ferramenta correta de abertura do aparelho; ao serem apresentados à caixa 15 minutos depois, eles usaram a ferramenta para abri-la, com uma taxa de sucesso de 86%", revela o estudo.

Pensam no futuro e têm autocontrole.


Em outros experimentos, os corvos usaram uma ficha para trocar por uma recompensa, e provaram ser mais adeptos ao planejamento para negociações futuras do que os macacos.

Finalmente, os corvos foram apresentados a uma caixa junto com a ferramenta para abri-la, assim como a uma recompensa imediata, mas só podiam escolher uma ou outra.

Os corvos se lembraram de que a recompensa na caixa era melhor do que a recompensa imediata, e mostraram "um nível de autocontrole semelhante ao observado nos macacos", disse o estudo.

De acordo com um artigo que acompanha o estudo na revista, a motivação dos corvos para planejar ainda é desconhecida, mas pode ser semelhante à nossa.

"O cérebro humano armazena memórias de eventos passados para orientar a tomada de decisões sobre eventos atuais e futuros", escreveram os psicólogos Markus Boeckle e Nicola Clayton, da Universidade de Cambridge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário