sexta-feira, 28 de julho de 2017

SEIS MANEIRAS DE SE REAPROVEITAR BANANAS QUE AMADURECERAM DEMAIS...

FONTE:, Equipe eCycle, (http://www.msn.com).



Adquirir frutas e verduras produzidas nas proximidades de onde se mora é um hábito saudável tanto para você quanto para o meio ambiente (saiba mais). A feira é um bom local para comprar bananas, por exemplo, mas se você chegar no fim, pode ser que fique seduzido pelas pechinchas dos feirantes e leve muitas mais do que você necessita. O ideal é comprar apenas o que você for consumir, mas se sobrar, temos algumas soluções surpreendentes de como reaproveitar bananas muito maduras:

1. Um esfoliante de açúcar.

A banana é rica em nutrientes como potássio, por exemplo, e serve como um hidratante natural para a pele. Desse modo, ela funciona como base para o esfoliante de açúcar. É simples de ser feito: amasse levemente uma banana com três colheres de sopa de açúcar granulado, uma colher chá de azeite de oliva e algumas gotas de essência de baunilha. Entre no banho e, antes de ligar a água, massageie a mistura por todo o seu corpo. Enxague e depois reserve um pouco para colocar em seu rosto, evitando os olhos. Depois, é só enxaguar novamente.

2. Gelo batido.

Parece estranho, mas nada tem o rico e suave sabor de uma banana congelada. Que tal trocar os cubos de gelo por pedaços de banana congelada? Assim você refresca suas bebidas e as mistura com um sabor único. Descasque as bananas, corte-as em cubos e congele. Pronto! É só colocar nas bebidas e experimentar.

3. Polimento de sapato.


O modo tradicional de polimento do sapato pode ser tóxico. O Department of Health and Human Services (HHS), dos Estados Unidos, já fez alguns apontamentos sobre isso. A graxa pode causar irritação nos olhos e na pele, dependendo do nível de contato.

Como alternativa é possível usar a casca da banana para polir o sapato. O potássio e os óleos que compõem a casca preservam o sapato do mesmo modo que um polimento tradicional. A diferença é que, além de não ser tóxico e ser mais ecológico, o processo de usar a casca ainda reduz o desperdício da fruta. Basta esfregar a parte interior dela contra a superfície do sapato e depois lustrar com um pano macio. E para finalizar, faça a compostagem da casca. Veja mais (em inglês).

4. Elixir da roseira.

Se alguma rosa da roseira se desfez, tente colocar uma banana amadurecida com metade de um copo d'água no liquidificador. Cave a terra ao redor da roseira, coloque a mistura dentro do buraco e cubra-o novamente com terra. Depois de um tempinho, a rosa voltará à vida.

5. Suco para plantas.

Coloque casca de banana em uma jarra grande e a encha com água. Use esse suco de casca de banana com água para regar as plantas do seu jardim. A mistura é a seguinte: uma parte de "suco" de casca de banana para cinco partes de água.

6. Pudim de pão com banana.

  • 6 pães fraceses dormidos;
  • 6 bananas nanicas bem maduras;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 500 ml de leite;
  • 2 copos de açúcar;
  • 1 colherzinha de baunilha.
Corte as bananas em rodelas e aguarde. Em uma outra vasilha, misture com as mãos todos os outros ingredientes, amassando, até que componham uma massa. Se precisar, coloque mais um pouco de leite, pois a massa deve ficar mole. Unte o tabuleiro, forrando-o com açúcar e canela. Coloque as bananas cortadas dentro da forma e cubra com açúcar e canela. Depois, é só colocar a massa em cima. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. 


*** Receita extraída do site Tudo Gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário