segunda-feira, 18 de setembro de 2017

CRIANÇAS PEQUENAS PODEM ADOTAR A DIETA VEGANA?...

FONTE:, Sara Ferrari, (http://www.msn.com).

Ao contrário dos vegetarianos mais moderados, que excluem carnes do cardápio mas ainda mantêm leite, queijo e ovos, os veganos não incluem na dieta nada que seja de origem animal, nem consomem roupas e produtos de higiene que tenham a participação de animais na produção.

Mesmo sendo altamente restritiva, uma dieta vegana infantil, mesmo em crianças pequenas, é perfeitamente viável, explica a Dra. Karen Cristine Martins, nutricionista materno-infantil da Estima Nutrição.

De acordo com a especialista, o veganismo pode ser adotado por crianças assim como qualquer outro estilo alimentar, desde que seja acompanhado de um planejamento nutricional. “O que não pode é eliminar a amamentação exclusiva do leite materno, essencial para o desenvolvimento do bebê”, diz.

Com o início da alimentação sólida, os nutrientes que merecem atenção em uma dieta vegana infantil são a vitamina B12, encontrada em alimentos fortificados ou suplementos; o ômega-3, acessível no óleo de linhaça; a proteína, encontrada nas leguminosas e nas castanhas; o ferro, abundante em frutas, vegetais verde-escuros, no melado-de-cana, nas castanhas e leguminosas; e o cálcio, que pode ser obtido nas mesmas fontes de ferro.

“O segredo é incluir nas refeições alimentos para contribuir na ingestão calórica, como castanhas. Isso garante que a saciedade seja acompanhada de uma boa densidade nutricional”, informa a médica.


“As dietas vegetarianas, mesmo as mais restritivas, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida”, conclui Karen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário