FONTE: Agência Brasil, (http://www.redetv.uol.com.br).
As vendas pela internet devem crescer neste ano,
tornando o comércio virtual o principal meio de compras do Natal de 2017,
segundo pesquisa divulgada ontem (8) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil). O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indicou que 40% dos
consumidores pretendem adquirir presentes pela rede. Desses, 54% disseram que
pretendem comprar mais da metade das lembranças de fim de ano dessa forma.
O número indica que as compras pela internet devem
superar as feitas em centros comerciais, estimadas para este ano em 37%. Em
2016, os centros comerciais, como os shoppings centers, responderam por
41% das vendas de Natal, enquanto o comércio eletrônico correspondeu a 32%. Em
2017, 37% dos consumidores ainda que pretendem ir a lojas de departamento, 26%
a lojas de bairro e 13% a shoppings populares.
Sobre a escolha dos locais de compra, 58% dos
consumidores disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas
e promoções, 27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento.
Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o
crescimento do comércio eletrônico é uma tendência que deve, inclusive,
pressionar as lojas físicas a disputar a preferência dos consumidores. “Isso em
algum momento ia acontecer, por conta da crise ou mesmo que a gente não tivesse
tido a crise. A internet vem ganhando espaço e isso não tem volta”, enfatizou.
Dentro do comércio virtual, as páginas de grandes
empresas são a opção de 68% dos compradores, seguida pelos sites de
classificados de compra e venda (42%) e os especializados em roupas, calçados e
acessórios (34%).
Estabilidade.
De forma global, o levantamento do SPC estima
vendas de Natal em um patamar semelhante ao do ano passado. Em 2016, a projeção
apontou para um movimento de cerca de R$ 50 bilhões, enquanto em 2017, o
montante deve chegar a R$ 51,2 bilhões. Segundo o estudo, 110 milhões de
consumidores têm a intenção de dar presentes neste fim de ano.
Os dados mostram ainda que 26% dos que vão comprar
presentes querem gastar menos do que em 2016 – 32% apontam a situação
financeira ruim como razão –, enquanto 33% pretendem gastar o mesmo valor que
no ano passado e 19% têm a disposição de gastar mais. A média de gastos deve
ficar em R$ 461,91, distribuídos em quatro ou cinco itens.
Cerca de um terço dos consumidores (34%) pretende
comprar à vista no dinheiro, 19% com o cartão de débito e 31% parcelar no
cartão de crédito.
Na avaliação de Marcela, os números refletem o
cenário econômico atual. “É o Natal do início da recuperação da economia, mas o
consumidor ainda não tem dinheiro no bolso para comprar como ele comprava antes
da crise”, resumiu. Ela ressaltou que existem alguns sinais de melhora, mas em
outros há apenas indícios de retomada. “O que a gente já tem de recuperação são
juros menores, inflação controlada. Você começa a ver o crédito se recuperar,
os primeiros sinais de desemprego em queda e vendas no varejo começar a
crescer”, completou.
O retorno
da economia brasileira aos patamares pré-crise, semelhantes ao de 2013, deve
acontecer, segundo as projeções da economista, somente em 2020.
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