quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MANTEIGA: DEVE-SE OU NÃO MANTÊ-LA NA GELADEIRA?...

FONTE:http://blog.tudogostoso.com.br


Está na dúvida se deve guardar a manteiga dentro ou fora da geladeira? Então vem descobrir qual a melhor maneira e por quê!


Quem não gosta de um pão quentinho com aquela manteiga derretendo? Manteiga é uma delícia e não pode faltar na nossa cozinha. Mas você já passou por aquela situação de, quando você foi passar manteiga no pão, ela estar dura e difícil de deslizar, como se estivesse “congelada”? É bastante desagradável não é mesmo? Sendo assim, muitos preferem guardar a manteiga do lado de fora da geladeira pra que ela fique sempre em temperatura ambiente. Mas será que está correto? Nós aqui do TudoGostoso vamos tirar essa dúvida e te mostrar a melhor maneira de armazenar a sua manteiga.

Sempre dentro da geladeira!

Manter a manteiga fora da geladeira não está correto! Essa prática pode trazer impurezas ao alimento e consequentes complicações para o seu organismo. O problema encontra-se na composição desse alimento. A manteiga é formada basicamente por gordura láctea (82%), também contendo água (16%) e sal e possíveis aromatizantes (2%). Sendo assim, a manteiga precisa de cuidados especiais de armazenamento.

Fora da geladeira, as bactérias fazem a festa.

Em temperatura ambiente, a manteiga fica propensa à ação de fungos e bactérias que podem deixá-la com sabor amargo e odor rançoso. A geladeira irá impedir que isso aconteça já que a temperatura fica entre 0 a 5° C, que pausam a proliferação desses microorganismos. O tempo máximo que a manteiga pode ficar fora da geladeira é de 2 horas. Após esse tempo os fungos e bactérias fazem a festa.

Margarinas e maioneses seguem a mesma orientação.

Maionese contém em sua composição ingredientes que podem estragar rapidamente, como ovos e creme de leite e, por isso, deve ser mantida na geladeira. A margarina, que se assemelha à manteiga, também deve ser mantida refrigerada. Por conter mais aditivos químicos e passar por um processo de hidrogenação, a margarina não irá mudar muito a sua aparência, mas isso não significa que as bactérias não estejam lá, então deixe na geladeira.

Como degustar aquela manteiga mais amolecida então?

Agora você já sabe que a manteiga deve ser mantida sempre na geladeira, mas você quer saber como resolver o problema da manteiga endurecida na hora de passar no pão. Calma que há soluções! Você pode retirar a manteiga meia hora antes do uso, pois ela irá perdendo a rigidez e ficará na textura certa. Para agilizar o processo, você também pode levá-la ao micro-ondas de 5 em 5 segundos até amolecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário