terça-feira, 14 de novembro de 2017

PROBLEMA DE VISTA COMUM EM DIABÉTICOS PODE LEVAR À CEGUEIRA: COMO EVITAR?...

FONTE:, Paulo Nobuo, (https://www.msn.com).


A diabetes é uma doença silenciosa, bastante grave e afeta mais de 16 milhões de brasileiros adultos. A diabetes tipo 2, a mais comum, corresponde a 90% de todos os casos.

Causas da diabetes.
Não existe um fator único que provoca a condição, mas sim uma série de fatores que, juntos, desencadeiam o problema, sendo que sedentarismo, genética e obesidade estão entre as principais causas.

Diabetes pode levar à cegueira?



Uma das condições mais sérias provocadas pela diabetes é a perda de visão. Característica da doença, a glicemia elevada tem efeito tóxico sobre os vasos sanguíneos da retina, parte do olho responsável pelo processamento das imagens que, com o passar do tempo, sofre alterações e pode falhar, levando à cegueira.

Chamada de retinopatia diabética, a principal causa de cegueira entre a população economicamente ativa de países desenvolvidos, a condição pode aparecer e aumentar com o tempo e a probabilidade de incidência após 20 anos convivendo com diabetes é de 100% para a diabetes tipo 1 e de 60% para a tipo 2.

O comprometimento da visão por causa da diabetes também pode ser agravado quando o paciente já sofre de outras doenças, como colesterol alto ou hipertensão arterial. Os primeiros sinais de retinopatia diabética são: visão embaçada, manchas, pontos negros ou linhas na visão e dificuldade para identificar cores.

Como evitar e tratar a retinopatia diabética.



A cegueira causada pela diabetes é irreversível e não tem cura, mas é possível tratar a condição antes que ela evolua para a perda total de visão.

O tipo de tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo de sintoma. Em casos menos graves, cuidados típicos contra a diabetes, como dieta específica, prática de exercícios e uso de medicamentos podem ajudar a solucionar o problema.


Quando a visão já foi comprometida, o paciente pode precisar passar por cirurgia convencional ou tratamentos a laser para eliminar os vasos sanguíneos em formação ou para controlar um possível sangramento no olho.

Recentemente, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um colírio capaz de proteger a visão de quem tem diabetes. O medicamento previne a retinopatia diabética por ter capacidade de atravessar as barreiras oculares e chegar até a retina, onde o princípio ativo atuará.

Diabetes: cuidados e alimentação.


Diabetes tipo 2: veja 15 comidas ótimas para controlar a doença

Mulher que tem diabetes pode ter mais dificuldade para engravidar


Diferenças entre diabetes gestacional, tipo 1 e 2 que você precisa entender

Nenhum comentário:

Postar um comentário