terça-feira, 21 de novembro de 2017

SEU NARIZ TEM HORA PARA FUNCIONAR E PODE TE DAR VONTADE DE COMER MAIS...

FONTE: Veronique Greenwood,, (http://estilo.uol.com.br).


Você sabe quando seu nariz funciona melhor? A sensibilidade do olfato pode mudar durante as 24 horas do dia e nosso nariz é mais capaz de fazer seu trabalho no período que antecede o sono, segundo um estudo publicado mês passado.

O trabalho, relatado no jornal Chemical Senses, é parte de um impulso maior para explorar se os sentidos de olfato e paladar dos adolescentes influenciam a obesidade. Rachel Herz, pesquisadora sensorial da Universidade Brown, e seus colegas projetaram esse estudo para ver se haveria horas do dia nas quais o olfato era mais poderoso – fazendo talvez com que o cheiro do alimento fosse especialmente convidativo.

Para a experiência, 37 adolescentes com idades entre 12 e 15 anos foram ao laboratório para uma longa festa do pijama. Por nove dias, eles seguiram um calendário estrito para permitir que os pesquisadores focassem no relógio circadiano, que ajuda a controlar o despertar e o sono, mas também as influências de outros processos no corpo, incluindo o metabolismo.

Apesar de mais pesquisas serem necessárias para testar se os resultados se aplicam totalmente aos adultos, Herz diz que à medida que as pessoas crescem, a composição dos receptores de cheiro dentro do nariz não parece mudar, embora haja evidências de que o relógio corporal talvez se transforme.

O resultado mostrou que o período em que o nariz das crianças era mais sensível tendia a corresponder à noite, com média de pico às 21h.

A dica é tentar se controlar durante a noite para não deixar o cheiro de nenhuma guloseima te provocar.


O olfato estava em seu fluxo mais baixo, curiosamente, das duas da madrugada às dez da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário