terça-feira, 26 de dezembro de 2017

ACIDENTES DOMÉSTICOS AUMENTAM NAS FÉRIAS ESCOLARES...

FONTE: Jordânia Freitas, Tribuna da Bahia, Salvador, http://www.trbn.com.br

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais.

O período das férias escolares chegou. Os pequenos ficam por mais tempo em casa e os pais precisam redobrar a atenção para evitar acidentes domésticos. Ainda assim,  conforme o Ministério da Saúde, todo ano  4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais.  Na Bahia, somente até outubro deste ano foram registradas  2,9 mil internações devido a  acidentes, em crianças de até nove anos, sendo que 1,4 mil foram motivadas por quedas. 
De acordo com a pediatra Márcia Barreto, da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape),  as quedas são os acidentes mais frequentes com crianças de todas as faixas etárias. A especialista revela ainda que, em sua maioria, os acidentes domésticos ocorrem no período da tarde e envolve meninos.
Segundo Barreto, eles variam conforme a idade da criança. Na maior parte dos casos, os bebês de até um ano de idade costumam parar no hospital por conta de quedas, enquanto os de até seis meses geralmente são vítimas de engasgos e sufocação.
Depois do primeiro ano de vida, o perigo está na cozinha, no banheiro ou área de serviço, onde acontecem queimaduras por escaldamento, afogamentos e semi-afogamentos. O ideal é manter as crianças longe dessas áreas da casa. “Geralmente é consequência da ação ou omissão das mães. A criança começa a andar e a mãe bota um vaso de água fervendo ou sopa quente na mesa com uma toalha, aí a criança vem e puxa a toalha. A mãe às vezes vai preparar o mingau com a criança no colo”, exemplificou. 
A pediatra aconselha que os pais não deixem os filhos na banheira sozinhos. Além disso, eles devem ficar distantes de recipientes para acúmulo de água, como baldes e bacias, mesmo que rasos. 
Quando a criança começa a andar, há a incidência de choques devido ao contato com tomadas, fios desencapados e acidentes endoscópicos, causados pela ingestão de pequenos objetos, a exemplo de grãos, botões, brincos, presilhas  e moedas. “Além de provocar engasgos, esses pacientes às vezes precisam ser levados para o pronto socorro para retirar do estômago”, esclareceu Márcia Barreto. 
Envenenamentos causados pela ingestão de plantas e acidentes com animais peçonhentos são frequentes em crianças que vivem em casas com acesso a área externa.   
Precaução. 
Para evitar os acidentes, a médica diz que a primeira dica é nunca deixar a criança sozinha ou sendo cuidada por outra criança mais velha. As tomadas devem ser tampadas.  Os pais e responsáveis também não devem deixar objetos pequenos no chão, bem como restringir o contato com materiais pontiagudos , tais como facas, presilhas, tesouras, agulhas. 

Portões podem ser instalados nas entradas da cozinha, banheiro e no início das escadas, permanecendo fechados, para impedir o acesso das crianças. O dispositivo precisa conter uma fechadura que só o adulto consiga abrir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário