segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

ALIMENTOS PODEM EVITAR O HERPES ZOSTER QUE ATACA OS OLHOS...

FONTE:http://leiamais.ba

Canseira dos preparativos de final e ano predispõe à doença.



Você já teve catapora? Se teve pode manifestar o herpes zoster nos olhos justamente nas festas de final de ano.
De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, o vírus varicela zoster fica encubado no organismo de quem teve catapora na infância e pode se manifestar  quando nos estressamos  ultrapassando nosso próprio limitem inclusive nos preparativos das festas
O médico afirma que além do estresse a reativação do vírus tem uma relação direta com o envelhecimento, estresse, queda da imunidade. fadiga e má alimentação. Embora possa aparecer em qualquer idade é mais comum após os 50 anos.
Sintomas e tratamento.
O oftalmologista adverte que o vírus pode levar à perda da visão se atingir o nervo óptico.
"Os sintomas do herpes zoster são pequenas bolhas bastante doloridas ao redor dos olhos, que seguem a direção do nervo e contém um líquido com o vírus. As pálpebras ficam inchadas e caídas. Pode ocorre conjuntivite, diminuição da sensibilidade, inflamação e afinamento da córnea, inflamação do corpo ciliar e da íris, parte colorida do olho" explica.
Para evitar sequelas visuais a principal recomendação do médico  é consultar um oftalmologista assim que aparecem os primeiros sintomas.
"Pessoas medicadas em até 48 horas após o aparecimento têm boa recuperação visual" comenta. O tratamento é feito com antivirais, analgésico e compressas frias de 5 a 12 dias, conforme a gravidade de cada caso.
Segundo Queiroz Neto, ao contrário do herpes simples que tem recidivas periodicamente, o zoster não volta a aparecer. "Quando as bolhas secam é sinal de que o vírus foi eliminado", explica. 
Dicas de recuperação.
 O especialista afirma que as principais recomendações para agilizar a recuperação  são:
-- Lavar as mãos sempre que tocar a área afetada.
-- Aplicar compressas de gaze embebida em água fria reduz o desconforto.
-- Não compartilhar toalhas e fronhas.
-- Evitar coçar os olhos.
-- Consultar um oftalmologista aos primeiros sintomas
Prevenção
De acordo com Queiroz Neto, consumir alimentos que fortalecem a imunidade são a primeira linha de prevenção contra o herpes zoster.
Os principais elencados pelo médico são:
-- Iogurte, que contém probióticos essenciais para o sistema imunológico.
-- Ostras, que são ricas em zinco, elemento essencial para a saúde da retina, além de atuar na reconstrução dos tecidos. 
--Salmão, que tem ação anti-inflamatória, regula a produção lacrimal e das células imunológicas
-- Tomate e morango, que contêm licopeno e vitamina A antioxidantes capazes de proteger o sistema imunológico, combatem a catarata e a degeneração macular.
-- Carne, peixes, ovos, leite e queijo, por conterem lisina, elemento que funciona como antiviral.
Outra dica do médico para proteger os olhos de quem já teve catapora na infância e está com mais de 50 anos é tomar a vacina para herpes zoster, aprovada desde 2015 pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).

Só não devem tomar esta vacinas as mulheres grávidas, pessoas alérgicas à gelatina e neomicina, quem faz uso contínuo de corticóide ou é portador de tuberculose e portadores de ceratocone que tenham alergia atópica grave.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário