sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

TENHO CRISES DE PÂNICO DESDE CRIANÇA. SERÁ QUE AINDA É POSSÍVEL CURAR?...

FONTE: *** Gabriela Ingrid, Do VivaBem, http://vivabem.uol.com.br

           

"Será que é possível curar crises de pânico ou meu cérebro já tem uma referência desde que era pequeno e não se desacostumará?"

Temperamento, traumas, ambiente familiar e até mesmo uma genética favorável podem causar o pânico. E se essas experiências vividas por um adulto já deixam marcas profundas, imagine em uma criança, que tem menos recursos emocionais, por isso, as queixas da criança ou adolescente devem ser levadas a sério. Mas o tratamento é possível e quanto mais cedo ser realizado o diagnóstico, melhor.

Há duas terapias muito usadas no tratamento da crise: a Terapia Psicanalítica e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Na primeira, o paciente vai gradativamente ligando seus sintomas corporais (taquicardia, falta de ar ou tremores) a suas angústias; na segunda, o terapeuta auxilia o paciente a fazer uma avaliação das situações e um treino de novos comportamentos.

No TCC, mesmo crianças e adolescentes podem ser ensinados a identificar e mudar os pensamentos automáticos que disparam os sintomas físicos do pânico, já que tais pensamentos mantêm os medos. O emprego de medicamentos por determinado tempo também pode reduzir os sintomas. Mas é importante ressaltar que, apesar de o tratamento apresentar melhora substancial do problema, a luta para controlar a ansiedade e os ataques de pânico é para o resto vida, uma vez que a pessoa já aprendeu esse modus operandi.

Para ajudar, invista em mudanças e aquisições de hábitos como fazer exercícios respiratórios, dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas ou ter momentos de lazer. São esses hábitos que farão com que a pessoa não tenha uma crise nas situações de gatilho.


*** Fontes: Marcia Rodrigues Ganime, psicanalista e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ); Luiz Scocca, psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Associação Americana e Psiquiatria (APA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário