terça-feira, 16 de janeiro de 2018

BEBER ÁGUA NÃO FILTRADA É NOVA (E PERIGOSA) MODA NOS EUA...

FONTE: Gabriela Ingrid, Do VivaBem, http://vivabem.uol.com.br

“Probiótico natural. Aperfeiçoado pela natureza”. Isso é o que vende a Live Water, empresa que comercializa água não filtrada nos Estados Unidos.

O movimento, chamado de “água bruta”, é a mais nova moda entre os americanos. Seus defensores acreditam que milhares de produtos químicos, como o cloro, muitas vezes usado nos processos urbanos de tratamento de água, contaminam nocivamente o líquido que bebemos. Por isso, eles tomam a água 'bruta", que dizem estar repleta de bactérias benéficas e minerais da terra.

Entretanto, beber água não tratada pode expor a população a intoxicações graves causadas por vermes ou bactérias. “Toda água é naturalmente tratada. Na teoria, ela sai assim da fonte. Mas não sabemos por onde passa até o consumo”, diz Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta. Segundo ele, a água de nascente não é necessariamente livre de elementos que prejudicam a saúde. Todas as fontes de água são parte do ambiente e não estão isoladas da contaminação.

Quando a água não é tratada, ela pode conter produtos químicos e germes que podem nos deixar doentes. E enquanto a água comum da torneira é tratada para remover dezenas de contaminantes, há poucos dados que mostram o que está na “água bruta”.


Virose e intoxicação são as doenças mais comuns.

Sem passar por nenhum processo de filtragem, a água pode conter vírus, parasitas e bactérias nocivas como E. coli, Salmonella e Giardia. Esses micro-organismos podem causar diversos problemas, como mal-estar geral, diarreia, dor abdominal, náusea, vômito e febre. Doenças como hepatite A, cólera, esquistossomose e febre tifoide também são provocadas por eles.

“Contudo, os problemas mais comuns são a intoxicação alimentar e a virose”, diz Edvânia Soares, proprietária da Estima Nutrição e pós-graduada em nutrição clínica esportiva e vigilância sanitária. É preciso tomar um cuidado especial com crianças e idosos, que não têm um sistema imunológico tão bom. No caso deles, uma simples contaminação tende a se tornar algo mais grave, como uma diarreia crônica.

Água de torneira também não é indicada.

“É óbvio que quando você trata a água, expõe esse líquido a produtos químicos, como cloro e flúor, que até provocam efeitos no organismo, mas são mínimos”, explica Grecco.

De acordo com o médico, é melhor consumir uma água com pequenas quantidades de químicos decorrentes do processo de tratamento do que correr o risco de uma contaminação por bactérias, vírus ou parasitas.

O ideal é sempre filtrar a água que já vem tratada da torneira. “Isso porque ela contém muito cloro, produto que interfere na absorção de nutrientes. Sem falar no que pode ter pegado nas tubulações ou na caixa d’água”, diz Edvânia.

Segundo ela, o processo de filtragem melhora o pH da água, deixando-o acima de 7 e prevenindo a sua contaminação.

“Não recomendamos beber diretamente da torneira, apesar de haver tratamento. Medidas simples como filtros de barro já adiantam”, afirma Grecco. Esse filtro retém impurezas, sujeiras e contaminações. E os mais modernos ainda têm métodos que vão além dos de barreira.

Se você não tiver um filtro, opte por ferver a água antes do consumo ou compre água mineral. E nada de aderir à moda da água bruta. “Eu indico até suco de caixinha ou refrigerante, mas não beba água da torneira”, brinca Edvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário