terça-feira, 16 de janeiro de 2018

MUDAR DE VIDA EXIGE MUITO MAIS AÇÃO DO QUE VONTADE...

FONTE: Leiajá, site parceiro do Leiamais.ba,http://leiamais.ba

Pensamento positivo pode ajudar. Mas a mudança da realidade só ocorre com iniciativas concretas, segundo especialistas.


Ano novo, vida nova. A frase ecoa ao longo de todo o mês de janeiro. Muita gente tira do bolso algo como uma check list, com planos e metas para serem realizados. Mas, segundo especialistas, sem determinação, de nada vale o pensamento positivo.
“É óbvio que pensar positivamente, por si só, não vai mudar em absolutamente nada a vida, porque os pensamentos não modificam a realidade”, diz o psicólogo Marcio Valente. Ele compartilha a ideia de que não é o pensamento positivo que vai mudar a vida da pessoa, mas quando ela passa a acreditar no potencial e nas ações diárias pela mudança, mesmo com obstáculos. “Eu não posso, por exemplo, pedir para uma pessoa que é um cadeirante chegar na frente de uma escada e pensar positivamente para aquela escada ser transformada, ou como seria um mundo melhor se aquela escada fosse uma esteira ou um elevador. Ele provavelmente passaria horas, dias, meses, séculos pensando, e aquela escada permaneceria lá, enquanto escada”, exemplifica o psicólogo.
Marcio Valente também mostra de que forma podem ser interpretados os pensamentos positivo e negativo na vida. “Todos nós, em linhas gerais, planejamos algo, pensamos naquilo que podemos fazer, e no que não acreditamos que podemos fazer. Eu acho que aí pode entrar a questão do que eu vou interpretar como pensamentos positivos e negativos”, explica.
Sabrina Queiroz, terapeuta ocupacional, tem ideia diferente. Para ela, quando pacientes passam por algum transtorno físico ou mental, o pensamento positivo pode ajudar na hora do tratamento. “Se eu acredito que eu vou melhorar o meu desempenho todos os dias, eu consigo me motivar e ir todos os dias para a terapia. O paciente vai sem sono, ele vai com vontade de fazer, superando as dificuldades do dia a dia como pegar um ônibus lotado. Então quando começo a ter pensamentos positivos tudo conspira a favor”, explica Sabrina.
Marcio Valente não concorda com a frase “Mente positiva atrai o sucesso”. Para ele, depende do que você aceita como sucesso. “O sucesso, pra mim, é uma coisa difícil de ser dita. Segundo nossos valores, sucesso é, em uma cidade como Belém, andar de carro, comer em restaurantes bacanas. A partir do momento em que se começa a encontrar uma forma de se relacionar consigo mesmo, de que você é capaz de se acolher naquilo que você tem, aí está o segredo do sucesso”, comenta o psicólogo.

O economista João Claudio Arroyo explica que o pensamento positivo na hora de abrir novos negócios é fundamental para o sucesso e continuidade, mas deve ser trabalhado para que ele não fique apenas no ideal. “O pensamento positivo é fundamental, mas ele não pode ser um pensamento mágico. O pensamento positivo tem que ser um pensamento estratégico, tem que ter uma consciência dos recursos que ele dispõe e de como ele vai poder reorganizar e formatar esses recursos como produto, e identificar problemas”, explica o economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário