sexta-feira, 16 de março de 2018

CLAMÍDIA E A GONORREIA PODEM CAUSAR INFERTILIDADE...



FONTE:https://leiamais.ba



As duas DST's são responsáveis por cerca de 25% dos casos de infertilidade.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a clamídia e a gonorreia são responsáveis por cerca de 25% dos casos de infertilidade.

As duas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) podem levar ao desenvolvimento da doença inflamatória pélvica (DIP), complicação que causa alterações tubárias nas mulheres e infecções na uretra nos homens – fatores de risco para uma gestação natural.

Marina Barbosa, ginecologista creditada pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), alerta que essas doenças são mais comuns em adultos jovens, com múltiplos parceiros e que praticam sexo sem uso de preservativo.

“Por isso, neste período de festas de Carnaval temos que reforçar o preservativo como mais uma arma de combate às DST. Assim, a pessoa pode se prevenir de passar pelos sintomas desagradáveis dessas doenças e preservar seu potencial de fertilidade”.

Doença Inflamatória Pélvica.
No caso da mulher, quando a paciente apresenta bactérias no colo do útero, como clamídia e gonorreia, esses microorganismos podem subir para o corpo do útero, trompas e até mesmo ovários, caracterizando a doença inflamatória pélvica cujos sintomas podem incluir: corrimento, dor pélvica, febre, mal-estar e até septicemia. 

“Essa ascensão pode ocorrer de forma espontânea, ou após manipulação no consultório médico. Durante a inserção de DIU, uma biópsia de endométrio ou curetagem, por exemplo. Isso leva à doença inflamatória pélvica, ou seja, infecção do endométrio, trompas uterinas, ovários e estruturas contíguas”, explica a médica.

A trompa uterina é o local onde ocorre o encontro do espermatozoide com o óvulo. Dessa forma, quando as trompas não estão funcionando adequadamente, a paciente pode evoluir para infertilidade.
“A inflamação dessas estruturas pode acarretar obstrução ou acúmulo de líquido dentro das tubas uterinas, chamado de hidrossalpinge. Ocasionalmente pode até ocorrer a fertilização na trompa, porém o embrião não é transportado adequadamente para dentro do útero. É o caso da gravidez ectópica, considerada de risco para a mulher”, ilustra a especialista.

Nos homens, a doença inflamatória pélvica ocorre quando a infecção por clamídia ou gonorreia leva à infecção do epidídimo, local onde o sêmen fica armazenado junto ao testículo. “Essa inflamação pode diminuir o número total de espermatozoides, além de alterar a capacidade de movimentação dos espermatozoides. Todos esses fatores afetam a fertilidade masculina”, conclui Marina Barbosa.

Clamídia.

O que é?
Nome popular para a bactéria Chlamydia trachomatis, a DST mais comum no mundo todo, atingindo cerca de 5% da população adulta.

Atenção.
Como nem todas as pessoas com clamídia apresentam sintomas, esses pacientes podem ter a infecção despercebida por vários anos, tornando-se fontes de infecção permanentes. 

Gonorreia.

O que é?
É a doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo. 

Atenção.
Os fatores de risco para infecção por clamídia ou gonococo são: pessoas sexualmente ativas com idade inferior a 25 anos, novas ou múltiplas parcerias sexuais, parceiros com doenças sexualmente transmissíveis (DST), história prévia ou presença de outra DST e uso irregular de preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário