sábado, 17 de março de 2018

NOVA CAPA PARA CELULAR É CAPAZ DE AFERIR PRESSÃO ARTERIAL...


FONTE: Leiaja.com, site parceiro do Leiamais.ba,https://leiamais.ba



Acessório elimina a necessidade de qualquer equipamento especializado.


A pressão arterial elevada pode causar doenças cardíacas e até um acidente vascular cerebral. O problema é que, por ser silenciosa, a condição nem sempre é tratada a tempo.

Mas uma nova tecnologia pode mudar isso, facilitando o processo de aferir a pressão sanguínea com o auxílio de um smartphone. As informações são da revista Science Magazine.

Cientistas criaram um acessório de smartphone que afere a pressão arterial de forma rápida e simples, eliminando a necessidade de qualquer equipamento especializado. O usuário coloca seu dedo em um sensor e é guiado por um gráfico exibido no telefone para aumentar gradualmente a força aplicada.

Enquanto isso, outro sensor mede o volume de sangue circulando na artéria, iluminando o dedo e detectando mudanças na forma como a luz é absorvida. O software no telefone, em seguida, usa esta informação para determinar a pressão sanguínea. Os pesquisadores testaram seu protótipo em 30 pessoas.

Embora o dispositivo não tenha sido tão preciso como um monitor de braço, os cientistas dizem que a precisão pode ser melhorada a medida que o usuário realize várias medições ao longo do tempo.

Segundo os cientistas, os smartphones modernos já contêm a maior parte do hardware necessário para se transformarem em monitores portáteis de pressão arterial, o que seria particularmente útil nos países onde o acesso assistência médica é limitado, mas onde os celulares inteligentes estão se tornando comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário