sexta-feira, 16 de março de 2018

O QUE CAUSA A RETRAÇÃO NA GENGIVA, TEM COMO TRATAR?...



FONTE: *** Gabriela Ingrid, Do VivaBem, http://vivabem.uol.com.br


"Minha dentista disse que tenho retração severa de gengiva. Por que isso ocorre? A única opção de tratamento é a cirurgia?"
As causas para a retração são diversas, mas a inflamação gengival é uma das principais. Ela acontece pela presença da placa bacteriana, formada pelos restos de alimentos que ficam na boca. Quando os dentes não são higienizados corretamente, as bactérias se aderem aos dentes e ao espaço entre eles e a gengiva --irritando a mesma.

O organismo responde a essa agressão provocando uma inflamação, que é a gengivite. Se essa irritação perdurar, a gengivite se torna uma periodontite, estado em que ela agride não só a gengiva, mas o osso. Com isso, a gengiva que estava sendo sustentada por aquele osso começa a se retrair.

Além disso, a retração também pode ser causada por uma escovação muito forte ou por traumas na mordida, causados por dentes tortos, bruxismo, aparelhos ortodônticos e implantes. No entanto, hereditariedade também pode ser um fator, fazendo com que a pessoa tenha, por natureza, um tecido gengival mais fino, insuficiente ou frágil.

Em casos mais graves, a cirurgia resolve os problemas de retração. O especialista pode recobrir a área com resina ou fazer o reposicionamento gengival com uma cirurgia associada ou não a um enxerto. Entretanto, o melhor tratamento seria a prevenção, escovando corretamente os dentes com uma escova macia, passando o fio dental com frequência e consultando o dentista regularmente.

*** Fontes: Cristiane Rodrigues Rosa, cirurgiã-dentista membro da SucessOdonto Prime; Carolina de Moura Prata e Giuliana Ness, dentistas da Clínica Megamed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário