sexta-feira, 16 de março de 2018

VEJA 4 MANEIRAS FÁCEIS DE MELHORAR A SAÚDE DA MULHER...


FONTE:https://leiamais.ba




Há dicas simples que podem ajudar a mulher a viver não apenas mais, mas melhor.



As mulheres muitas vezes priorizam a saúde da família em detrimento da própria saúde. Mas, apesar de serem fortes, especialmente pela dupla e até tripla jornada – esposa, mãe e profissional – acabam ficando doentes. 

Muitas vezes, as pessoas, especialmente as mulheres, imaginam que precisam de muito tempo para manter um estilo de vida saudável. Mas existem dicas simples que podem ajudar a mulher a viver não apenas mais, mas melhor.

Confira as sugestões da Patrícia Ruffo, nutricionista e gerente científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil:

1. Tenha uma alimentação correta de acordo com sua faixa etária.
Com o passar do tempo, as necessidades nutricionais mudam, por isso, é importante estar atenta a alguns fatores:

Dos 20 aos 39 anos é importante reforçar o ferro: ele previne a anemia e a fadiga, pois ajuda as hemácias a transportarem oxigênio para todos os tecidos. E isso é especialmente importante durante os anos em que a mulher é mais fértil. O ideal é recorrer à carne magra, castanhas, a maioria dos feijões, folhas verde-escuras, cereais matinais enriquecidos e tofu.

Dos 40 aos 59 anos, consuma mais cálcio: a partir dos 50 anos, a ingestão diária recomendada de cálcio aumenta de 1.000 para 1.200 mg por dia. Procure incorporar alimentos ricos em cálcio à sua alimentação, incluindo amêndoas, laticínios, couve e sardinhas.

A partir dos 60 anos, preserve a musculatura com proteínas: conforme envelhecemos, o corpo se torna menos eficiente ao processar as proteínas e incorporá-las aos nossos músculos. Acrescente proteína às suas refeições e lanches, com ítens como feijão, ovos, peixes, carnes magras e ou suplementos nutricionais completos e balanceados, pois quando não temos uma alimentação adequada, essa também é uma alternativa saudável.

2. Faça exames preventivos.
Fazer os exames de saúde, também conhecidos como “check-ups”, nos ajuda a prevenir possíveis doenças e nos permite manter o foco nas atividades que mais gostamos. No caso da mulher, alguns dos exames recomendados são: 

Câncer de mama: a realização de exames preventivos é uma decisão baseada em vários fatores individuais, incluindo a idade e histórico familiar. A indicação é conversar com uma equipe de profissionais da saúde, e verificar quando deve ser realizada a mamografia.

Câncer do colo do útero: a partir dos 21 anos, o exame de Papanicolau deve ser feito a cada três anos até os 65 anos de idade.

Câncer de cólon: faça um exame preventivo para a doença a partir dos 50 anos.

Pressão arterial alta: verifique a pressão arterial ao menos uma vez a cada dois anos.

Osteoporose: faça um exame preventivo aos 65 anos para confirmar se os ossos estão fortes. Mas caso tenha menos de 65 anos e um alto risco de fraturas ósseas, é recomendado já fazer o exame preventivo.

Avaliação da composição da massa magra: além dos ossos, a partir dos 40 anos1-4, começamos a perder 8% de massa muscular a cada década. Essa perda muscular pode intensificar-se ainda mais com a idade, ou em consequência de uma doença ou lesão. Por isso, é possível realizar alguns exames simples para avaliar a composição muscular.

Diabetes e doenças cardiovasculares: realize o exame de sangue para checar a glicemia ao menos uma vez ao ano, além dos exames para prevenção das doenças cardiovasculares.

3. Exercite-se.
Uma vez que os exercícios regulares são o principal aliado da saúde cardíaca, aqui vão algumas dicas para encaixar ao menos 30 minutos de atividade em sua rotina semanal:
-- Ir ao trabalho a pé ou de bicicleta
-- Estacionar o carro longe do destino
-- Subir escadas no escritório ou no hotel quando estiver viajando
-- Levar o cachorro para passear
-- Brincar de pega-pega ou corrida com os filhos
-- Exercitar-se enquanto assiste à TV

4. Durma.
Dormir bem é importante. Os adultos precisam de sete a oito horas de sono por noite. A privação do sono está associada a diversas condições crônicas, incluindo a doença cardiovascular, o diabetes e a obesidade. Algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:
-- Procure deitar-se no mesmo horário todas as noites e levantar-se no mesmo horário todas as manhãs
-- Mantenha o quarto silencioso e escuro, e com uma temperatura confortável
-- Retire todos os computadores, televisões e outros aparelhos do quarto
-- Use a cama apenas para dormir e não para outras atividades, como ler, assistir à TV ou ouvir música
-- Evite comer em excesso antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário