sábado, 19 de maio de 2018

ACUPUNTURA NÃO AUMENTA CHANCES DE ENGRAVIDAR EM FERTILIZAÇÃO IN VITRO...


FONTE: Do VivaBem,https://vivabem.uol.com.br




A acupuntura tornou-se um tratamento usado antes e durante a fertilização in vitro, para aumentar as chances de a mulher engravidar. Mas um novo estudo descobriu que o procedimento com agulhas não eleva as taxas de gravidez.

A pesquisa, publicada no periódico JAMA, incluiu 824 mulheres com idades entre 18 e 42 anos e que planejavam se submeter à fertilização in vitro durante um período de quatro anos. Metade fez acupuntura e metade recebeu uma simulação do procedimento uma semana antes da estimulação folicular e antes e depois da transferência do embrião.

A técnica de tratamento com acupuntura foi baseada na medicina tradicional chinesa e a acupuntura simulada usava uma agulha que não era inserida, colocada longe dos pontos de acupuntura verdadeiros.

No grupo que recebeu o método verdadeiro, 105 mulheres engravidaram, em comparação com as 88 do controle. Além disso, o número de abortos no grupo de acupuntura foi ligeiramente maior do que no grupo controle. Houve 74 nascidos vivos entre o grupo de acupuntura e 72 no grupo de controle. Embora esse aumento possa parecer promissor, dado o baixo percentual de nascimentos bem-sucedidos de fertilização in vitro, ele não é grande o suficiente para os cientistas concluírem que há uma diferença. O estudo apontou, portanto, que a acupuntura não melhora as taxas de gravidez em mulheres submetidas à fertilização in vitro.

Mas apesar da conclusão, os resultados também mostraram que o método com as agulhas reduz o estresse das mulheres. Caroline A. Smith, principal autora do estudo e professora de pesquisa clínica na Western Sydney University, na Austrália, diz que a acupuntura pode ter outros benefícios para as mulheres que estão passando pela fertilização. “Fizemos pesquisas que mostram que elas ficam mais relaxadas, sentem menos estresse e se sentem melhor consigo mesmas depois do tratamento com acupuntura. Esses são resultados importantes quando você está passando por um tratamento emocionalmente significativo como esse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário